Ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, a Worldwide Developers Conference da Apple em São Francisco não serviu este ano para lançar um novo iPhone. As novidades desta edição 2011 passam pelo novo serviço de armazenamento na nuvem iCloud e novas versões de software para vários produtos.



No que se refere ao iCloud, e já sem grande surpresa, a Apple apresentou-o. O serviço que está disponível a partir de hoje para programadores promete facilitar a troca de conteúdos entre dispositivos móveis e PCs. Passa a garantir que a actualização de um conteúdo num dispositivo da marca esteja quase imediatamente disponível nos restantes, sejam contactos, notas de calendário (integra o antigo MobileMe com uma nova arquitectura de serviços) ou conteúdos adquiridos nas lojas.



A integração do novo serviço com o iTunes permite ainda que o utilizador possa também estender a todos os dispositivos da marca os conteúdos que já tinha comprado na loja, sem custos.



Cada utilizador tem acesso gratuito a 5GB de espaço para guardar emails, documentos e backups. O armazenamento de música, aplicações e livros comprados à Apple e o armazenamento necessário para o Photo Stream (também apresentado hoje), não conta para ocupar estes 5GB. Os preços para o espaço adicional de armazenamento serão divulgados no Outono quando o serviço ficar disponível.



Foi igualmente apresentado o iTunes Match, "um serviço que substitui a música com uma versão 256 kbps AAC sem DRM se a conseguirmos relacionar com uma das 18 milhões de músicas na iTunes Store", explica a Apple. Este serviço "faz com que a música relacionada fique disponível em minutos e faz o upload apenas da pequena percentagem de música que não conseguiu relacionar", acrescenta a mesma fonte. Previsto também para o Outono este serviço tem um custo anual de 24,99 dólares.



A partir de hoje - nos Estados Unidos - já está disponível uma versão iTunes in the Cloud, sem o iTunes Match. Este primeiro lançamento só pode ser usado por clientes iPhone, iPad e iPod a suportar a versão 4.3 do iOS.




Nova versão dos sistemas operativos para Mac e dispositivos móveis
Novas versões para Mac e dispositivos móveis dos sistemas operativos da Apple foram também apresentadas. A Lion SO terá lançamento em Julho, sendo que a última preview para programadores é lançada já hoje.



Esta nova versão do sistema operativo para Mac conta com 3 mil novas APIs para programadores e cerca de 250 novidades para os utilizadores. Só poderá ser adquirida através da loja online da Apple para Mac e vai custar 23,90 euros (como uma actualização do Mac OS X versão 10.6 Snow Leopard), integrando várias melhorias ao nível da interface e do backup de dados e contando também com suporte para multitoque.



O iOS 5 acumula cerca de 200 novas funcionalidades e estará disponível para o consumidor a partir do Outono. Integração do Twitter com o sistema operativo, novo sistema de notificações que passa a reunir todos os alertas deste género, ou a possibilidade de gerir - a partir de um único local - todas as subscrições de revistas e jornais associadas a dispositivos iOS são apenas algumas das novidades.


Já comparado com o BlackBerry Messenger, teve também destaque na apresentação que levou Steve Jobs novamente ao palco da conferência anual da Apple o iMessage, que suporta algumas das novidades já referidas. O serviço facilita a comunicação entre iPhones, iPads e iPod Touch, incluindo no que se refere a mensagens de texto, fotos, vídeos, contactos e outras comunicações.



A Apple forneceu ainda vários números, revelando que já foram vendidos 200 milhões de dispositivos com o sistema operativo móvel iOS que, segundo dados da Forrester, lidera com uma quota de 44 por cento do mercado.



Do iPad já foram vendidas 25 milhões de unidades. Lançada com o tablet, a loja de livros digitais iBook já soma 130 mil downloads de aplicações. A App Store, que também acolhe o serviço, soma 425 mil aplicações e desde que foi lançada serviu para fazer 14 mil milhões de downloads.