Numa altura em que muitos consideram que a área dos dispositivos wireless não é a mais indicada para investir, Steve Wozniak, co-fundador da Apple Computer, anuncia a criação de uma empresa que desenvolverá soluções sem fios para a electrónica de consumo, dando especial atenção à tecnologia GPS – global positioning system. A Wheels of Zeus (wOz), como será denominada, surge de um investimento inicial de 6 milhões de dólares (6,83 milhões de euros ou 1,3 milhões de contos) provenientes da Mobius Venture Capital, Draper Fisher Jurvetson e Palo Alto Investors.



Segundo Steve Wozniak o objectivo da wOz é fornecer soluções para um público alvo generalizado, ou seja, consumidores e empresas. Embora não se conheçam detalhes, a nova empresa vai certamente apostar no GPS, uma tecnologia que pode ser utilizada em várias áreas como a cartografia, silvicultura, exploração mineira, gestão da vida animal e monitorização de movimento. Os recentes avanços do GPS e da tecnologia de antena associados à diminuição do custos de poder de processamento e das redes bi-direccionais fazem com que os planos para novos equipamentos sejam possíveis de concretizar.



De acordo com um relatório apresentado pela empresa de pesquisa Strategis Group, publicado em Dezembro último, serão vendidos mais de 483 milhões de aparelhos aos utilizadores finais, e um terço da população mundial possuirá um equipamento sem fios em 2008. Se estas previsões se confirmarem a necessidade de criar novos serviços é inultrapassavél.



O director geral da Mobius Venture Capital, Greg Galanos, fará parte do conselho de administração da wOz e Tim Draper, fundador e director geral da Jurvetson, será o presidente da junta consultiva, cujos nomes dos restantes executivos ainda não são conhecidos.



Notícias Relacionadas:

2001-08-03 - Samsung revê a sua estratégia de fabrico de produtos electrónicos

2001-05-10 - A electrónica na era digital