A ideia surgiu no início de 2020, quando o primeiro confinamento devido à pandemia da COVID-19 obrigou as escolas a passar a modo de ensino à distância. Na altura Rui Nuno Castro percebeu que existiam muitos alunos com enorme dificuldade em acompanhar as atividades escolares por falta de computador e colocou mãos à obra para ajudar a resolver o problema.

Este foi o início do Student Keep, que passa identificação de empresas e organismos com computadores usados que podem ser recondicionados e a mobilização de voluntários que procedem à limpeza e preparação dos equipamentos antes de poderem depois chegar às mãos de alunos que deles precisam.

Apesar de já não ser obrigatória a telescola, e das aulas estarem a ritmo normal, continua a haver quem precise de computador para fazer os trabalhos de casa, ou acompanhar as atividades à distância se está em isolamento profilático.

As imagens das maratonas de recondicionamento dos equipamentos e das entregas nas escolas mostram apenas uma parte da história do projeto que conta com mais de 170 voluntários.

Clique nas imagens para mais detalhes 

Rui Nuno Castro explica ao SAPO TEK que o nos últimos meses o trabalho nunca parou, e que "ultrapassámos os 4.000 equipamentos informáticos recondicionados e distribuídos".

A organização tem crescido e fez um protocolo recente com a Associação Académica de Coimbra para a instalação do hub tecnológico de Coimbra no Estádio Cidade de Coimbra, onde já está a operar. É mais um hub que se junta ao que já existe Lisboa, em parceria com a EDP, servindo de "laboratório colaborativo" onde os voluntários se encontram e trocam experiências e também onde são processadas as doações de equipamentos informáticos de maior dimensão, normalmente provenientes de empresas ou de outras organizações que apoiam a Student Keep.

O projeto Student Keep também já chegou a Cabo Verde, em parceria com a Cabo Verde Digital e continua de portas abertas para quem queira juntar-se ao grupo de voluntários ou doar equipamentos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.