Desde que foi disponibilizada publicamente, a 18 de Setembro, a suite de produtividade da IBM já foi descarregada 100 mil vezes. A empresa mostra-se surpreendida com os resultados e referiu que, devido à procura, teve de triplicar o número de servidores para o download do Symphony logo nos primeiros dias após o lançamento da solução.



Para simplificar o processo de descarga do conjunto de aplicações, a IBM introduziu algumas melhorias no sistema. Ao invés dos utilizadores terem de se inscrever para obter uma senha e username na IBM antes de fazer o download, a partir de agora, os utilizadores precisam apenas de fornecer um endereço válido de email para fazer descarregar a suite, frisa Mike Rhodin, manager da IBM Collaboration e do Lotus Software.



As aplicações são concebidas com base no OpenOffice.org e no framework Eclipse, o que facilita a construção de plug-ins. O objectivo da IBM é potenciar a utilização do formato Open Document para XML como alternativa às soluções de produtividade licenciadas, promovidas pela Microsoft.



Por enquanto, ainda não é possível decifrar quantos downloads do Symphony foram efectuados por consumidores e quantos pertencem a empresas. Mesmo assim, essa é uma contagem que não passa pelas preocupações da IBM que, de momento, está mais focada na divulgação e promoção do software junto do público em geral e não de um público em específico.



Para isso, a empresa está já a planear o lançamento de uma segunda beta do pacote de aplicações. A disponibilização da nova versão está prevista para dentro de seis a oito semanas enquanto que, a edição final da suite, está prevista para o próximo ano.




Notícias Relacionadas:

2007-09-18 - IBM aposta em suite de produtividade concorrente ao Office