A Sun Microsystems anunciou hoje em conferência de imprensa o lançamento de uma nova linha de produtos de armazenamento midrange, a Sun StorEdge 6000, cujos primeiros produtos a lançar serão o Sun StorEdge 6120 e o Sun StorEdge 6320. Foi ainda anunciado o N1 Data Platform que pretende aumentar a disponibilidade e simplificar a gestão de dados para a computação em rede.

O Sun StorEdge 6120, oferece aos seus utilizadores uma solução de grande disponibilidade capaz de escalar de 252 GB até 12 TB, tendo ainda a vantagem de ter um preço mais baixo que o dos seus concorrentes, segundo dados da empresa. Já o Sun StorEdge 6320, fornece flexibilidade e escalabilidade a todos os clientes que exijam elevada performance de armazenamento, que se pode expandir de 500 GB até 45 TB. Ambos os modelos visam um aumento na flexibilidade dos sistemas de armazenamento com características apenas comparáveis em sistemas de topo de gama.

Ao nível das plataformas, a N1 Data Platform oferece serviços de armazenamento e consolidação através de visualização de recursos, permitindo aos utentes alocar de uma forma flexível as fontes de armazenamento já disponíveis, assim como novos sistemas. Quanto à implementação desta plataforma, ela está disponível através dos serviços da Sun que permitem uma rápida implementação, além de poderem ser integrados com todas as ofertas de armazenamento da empresa.

Também na área dos servidores se verificaram novidades, com o lançamento dos novos modelos Sun Fire V210 e V240, dois servidores optimizados para rack, de processador duplo e de nível de entrada de gama. Ambos utilizam o processador UltraSPARC IIIi, através do sistema operativo Solaris e são vendidos com a suite completa de Software Sun ONE. O Sun Fire V210 e V240 disponibilizam ainda 4 portas gigabit Ethernet para um I/O superior e um acelerador SSL opcional para segurança acrescida, sendo ideais para aplicações de computação técnica e empresarial front-end.



A finalizar, a Sun aproveitou ainda para divulgar os seus novos serviços de infra-estrutura para ambientes de computação em rede, que se resumem à Gestão, Utility Computing e Serviços Sun Net Connect, criados com o objectivo de redução de custos, maximização dos níveis de eficiência e redução da complexidade dos referidos ambientes.



Notícias Relacionadas:

2003-02-07 - Sun revela oficialmente versão de Solaris 9 para servidores com processadores Intel

2002-05-22 - Sun revela nova versão de Solaris com mais aplicações integradas