Uma semana antes da abertura da sua conferência JavaOne, a Sun Microsystems anunciou hoje formalmente a criação do Game Technologies Group, uma nova divisão da companhia destinada a alargar o âmbito da sua tecnologia Java aos jogos vídeo e de computadores. Esta informação havia sido avançada pela publicação online C|NET e foi depois confirmada pela empresa em comunicado.

A principal tarefa do novo grupo consistirá em promover a linguagem de
programação Java, capaz de produzir software compatível com diferentes ambientes, como a melhor escolha para o desenvolvimento de jogos para títulos online de multijogador, um mercado que tem vindo a crescer bastante nos últimos anos. Chris Melissinos, representante da companhia junto da comunidade de jogos durante vários anos, irá liderar o departamento com o novo cargo de Chief Gaming Officer.

A Sun tem estado envolvida de uma forma discreta na indústria de jogos ao
longo dos últimos dois anos, tendo participado na Game Developer Conference e na
feira E3 e lançado o fórum de discussão javagaming.org, onde os programadores podem discutir e partilhar ideias sobre tecnologia Java na indústria. Esta linguagem já se tornou no formato preferido para desenvolver jogos destinados a telemóveis, embora ainda seja pouco utilizada em títulos destinados a PCs.

Melissinos espera que esta situação se altere à medida que as produtoras de jogos descobrirem que é cada vez mais importante disponibilizar os seus jogos em vários dispositivos - não só em diferentes tipos de sistemas operativos para PCs mas também em computadores de bolso e telemóveis.

A tecnologia Java também tem sido empregue para a criação de jogos
online simples para PCs mas a linguagem pode ser utilizada para criar gráficos sofisticados para títulos de entretenimento de elevado desempenho. Para além de estar incumbida de promover esta linguagem, a divisão de jogos irá fornecer às produtoras de jogos servidores, software e outra infra-estrutura necessária para correr jogos online.

No ano passado, a IBM ajudou a lançar o Butterfly.net, um projecto destinado a aplicar as técnicas de supercomputação por grelhas à execução de jogos online. Segundo responsáveis da Sun, várias das maiores produtoras já correm actualmente os seus jogos online em sistemas Sun, de forma a dar resposta às necessidades de disponibilidade em tempo real que este tipo de aplicações exige.

Nota da Redacção: [2003-06-05 6:45:00] Esta notícia foi alterada depois da confirmação oficial por parte da Sun da criação da nova divisão de jogos.

Notícias Relacionadas:
2003-03-10 - aJile Systems desenvolve tecnologia para portar jogos Java para Game Boy Advance
2003-01-31 - Sun elabora princípios de utilização de tecnologia Java em telemóveis
2002-05-09 - IBM e Butterfly.net apresentam grelha de computação para jogos online

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.