A Sun cumpriu hoje a promessa feita há alguns meses atrás e disponibiliza todo o código fonte relacionado com a versão 10 do seu sistema operativo Solaris, incluindo bibliotecas, comandos e networking. Ao todo ficaram disponíveis mais de cinco mil linhas de código envolvendo 1.600 patentes. Para uma fase posterior ficam apenas reservadas algumas componentes de código ligadas à instalação e algumas ferramentas de administração.



O objectivo da iniciativa é aproximar a Sun da comunidade open source e ganhar terreno face a outras versões de software abertas. Como prova de boa vontade à data do anúncio da iniciativa OpenSolaris a empresa disponibilizou o código de uma das mais importantes e avançadas funcionalidades do Solaris, o DTrace - que permite aos administradores de observar e afinar aspectos relacionados com o comportamento do sistema.



O resultado deste primeiro esforço foi positivo atraindo 150 programadores externos para um projecto-piloto e permitindo estabelecer um quadro de aconselhamento à comunidade constituído por cinco pessoas, duas das quais da Sun. A dúvida é saber se o interesse da comunidade se irá manter e crescer, sobretudo fora do universo Sun.



Sobre a forma como a comunidade pode contribuir não há ainda muitos detalhes da empresa. Sabe-se apenas que o código está disponível para download sob o modelo de licenciamento CDDL (Common Development and Distribution License) e que a Sun garante ter intenções de aproveitar o trabalho que resultar da iniciativa em novas versões do sistema operativo.



A versão comercial do Solaris 10, disponibilizada no final do ano passado, foi já descarregada 1,6 milhões de vezes, um número a que não é alheio o facto desta ser gratuita.



Notícias Relacionadas:

2005-01-27 - Sun planeia estender estratégia de código aberto aos servidores

2004-11-15 - Sun propõe novas condições na comercialização do Solaris 10

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.