A convocatória para uma conferência de imprensa conjunta na terça feira passada, ao final do dia em Lisboa, criou uma das maiores ondas de rumores sobre o que a Sun e o Google poderiam anunciar. No final a comunicação acabou por ser até um desapontamento devido à expectativa que se tinha gerado, sendo anunciada "apenas" uma parceria para desenvolvimento e distribuição de software para além de um maior empenho do Google na comunidade de desenvolvimento em Java.
Na prática o acordo abrange o StarOffice, Java e OpenSolaris da Sun e o Google Toolbar. No espaço de um mês a ferramenta do Gogole vai ser integrada no Java Runtime Environment, enquanto a empresa que gere o mais popular motor de busca se compromete a promover a disseminação do OppenOffice, a base do StarOffice, envolvendo-se também na comunidade de desenvolvimento do OpenSolaris.
Em conferência de imprensa, Scott McNealy, CEO da Sun, garantiu, em resposta a uma questão que levantava a hipótese do Google e a Sun estarem a confrontar a Microsoft, "Estamos atrás de receitas, crescimento, lucros, clientes e da facilidade de utilização".
O software que as empresas estão a desenvolver é directamente concorrente com aplicações da Microsoft, quer a nível de ferramentas de programação quer de pacotes de produtividade e até de pesquisa no desktop. Nenhuma das empresas se quis comprometer com um confronto directo, até porque a Sun tem uma parceria de desenvolvimento com a Microsoft, mas a ideia está subjacente.
Os termos financeiros do negócio não foram revelados mas Scott McNealy admitiu que estão envolvidas quantias consideráveis de dinheiro que vão fluir entre as duas empresas se a parceria correr bem. Para já o Google comprometeu-se a adquirir servidores Sun, num número e tipo não especificados.
Notícias Relacionadas:
2005-08-19 - Sun Microsystems cria nova divisão para coordenação de actividades open-source
2005-08-22 - Google renova ferramenta de pesquisa no desktop
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
ColorSlurp: Não encontra a cor certa? Esta app dá uma ajuda nos projetos criativos -
Site do dia
Encontre o tipo de letra ideal para os seus projetos online com a Free Faces -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários