A convocatória para uma conferência de imprensa conjunta na terça feira passada, ao final do dia em Lisboa, criou uma das maiores ondas de rumores sobre o que a Sun e o Google poderiam anunciar. No final a comunicação acabou por ser até um desapontamento devido à expectativa que se tinha gerado, sendo anunciada "apenas" uma parceria para desenvolvimento e distribuição de software para além de um maior empenho do Google na comunidade de desenvolvimento em Java.



Na prática o acordo abrange o StarOffice, Java e OpenSolaris da Sun e o Google Toolbar. No espaço de um mês a ferramenta do Gogole vai ser integrada no Java Runtime Environment, enquanto a empresa que gere o mais popular motor de busca se compromete a promover a disseminação do OppenOffice, a base do StarOffice, envolvendo-se também na comunidade de desenvolvimento do OpenSolaris.



Em conferência de imprensa, Scott McNealy, CEO da Sun, garantiu, em resposta a uma questão que levantava a hipótese do Google e a Sun estarem a confrontar a Microsoft, "Estamos atrás de receitas, crescimento, lucros, clientes e da facilidade de utilização".



O software que as empresas estão a desenvolver é directamente concorrente com aplicações da Microsoft, quer a nível de ferramentas de programação quer de pacotes de produtividade e até de pesquisa no desktop. Nenhuma das empresas se quis comprometer com um confronto directo, até porque a Sun tem uma parceria de desenvolvimento com a Microsoft, mas a ideia está subjacente.



Os termos financeiros do negócio não foram revelados mas Scott McNealy admitiu que estão envolvidas quantias consideráveis de dinheiro que vão fluir entre as duas empresas se a parceria correr bem. Para já o Google comprometeu-se a adquirir servidores Sun, num número e tipo não especificados.

Notícias Relacionadas:

2005-08-19 - Sun Microsystems cria nova divisão para coordenação de actividades open-source

2005-08-22 - Google renova ferramenta de pesquisa no desktop