A Sun Microsystems é a mais recente empresa a colaborar com a aliança OpenAjax, juntando-se a outras 30 empresas para o suporte à norma AJAX e a a criação de ferramentas que permitam a interoperabilidade da tecnologia dentro da indústria. A empresa junta-se assim a outras tecnológicas entre as quais se contam a IBM, Oracle, Yahoo, AOL e Red Hat,



A Sun irá colaborar no financiamento do modelo AJAX marcando a continuação da sua aposta nas plataformas abertas. Em paralelo a empresa anunciou que vai igualmente financiar a Dojo Foundation, responsável pelas ferramentas de base Java Dojo, destinadas ao desenvolvimento de plataformas na Web. Para tal a Sun irá disponibilizar ao grupo widgets Ajax.



Com as trinta empresas que já participam na OpenAJAX Alliance a Sun pretende ajudar a identificar e consolidar as melhores práticas em modelos de programação, suportados em implementações de referência que garantem a interoperabilidade e a generalização do AJAX na indústria, explica um comunicado à imprensa.

Com a Dojo Foundation a Sun vai colaborar no desenvolvimento do projecto Dojo Toolkit, um pacote de ferramentas de desenvolvimento baseadas em JavaScript que permite a implementação mais fácil e rápida de aplicações web. Para isso a Sun vai contribuir com AJAX widgets, auxiliando ainda a fundação sem fins lucrativos no processo de internacionalização.

Recorde-se que a Sun lançou recentemente dois portais dedicados à comunidade AJAX, o developers.sun.com/ajax e o java.sun.com/javascript.

Notícias Relacionadas:

2005-08-23- Sun quer harmonizar sistemas DRM com norma open-source

2001-06-26- ARM licencia tecnologia Java da Sun para os seus chips

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.