A Sun Microsystems é a mais recente empresa a colaborar com a aliança OpenAjax, juntando-se a outras 30 empresas para o suporte à norma AJAX e a a criação de ferramentas que permitam a interoperabilidade da tecnologia dentro da indústria. A empresa junta-se assim a outras tecnológicas entre as quais se contam a IBM, Oracle, Yahoo, AOL e Red Hat,
A Sun irá colaborar no financiamento do modelo AJAX marcando a continuação da sua aposta nas plataformas abertas. Em paralelo a empresa anunciou que vai igualmente financiar a Dojo Foundation, responsável pelas ferramentas de base Java Dojo, destinadas ao desenvolvimento de plataformas na Web. Para tal a Sun irá disponibilizar ao grupo widgets Ajax.
Com as trinta empresas que já participam na OpenAJAX Alliance a Sun pretende ajudar a identificar e consolidar as melhores práticas em modelos de programação, suportados em implementações de referência que garantem a interoperabilidade e a generalização do AJAX na indústria, explica um comunicado à imprensa.
Com a Dojo Foundation a Sun vai colaborar no desenvolvimento do projecto Dojo Toolkit, um pacote de ferramentas de desenvolvimento baseadas em JavaScript que permite a implementação mais fácil e rápida de aplicações web. Para isso a Sun vai contribuir com AJAX widgets, auxiliando ainda a fundação sem fins lucrativos no processo de internacionalização.
Recorde-se que a Sun lançou recentemente dois portais dedicados à comunidade AJAX, o developers.sun.com/ajax e o java.sun.com/javascript.
Notícias Relacionadas:
2005-08-23- Sun quer harmonizar sistemas DRM com norma open-source
2001-06-26- ARM licencia tecnologia Java da Sun para os seus chips
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários