Integrado no evento trimestral Network Computing 2005, a Sun Microsystems anunciou hoje, em conferência de imprensa, a nova gama de servidores empresariais x64 multi-core que estabelecem novos standards em termos de desempenho, segurança e baixo consumo de energia. Baseados nos processadores AMD Opteron, os novos servidores são compatíveis com os sistemas operativos Solaris 10, Linux e Windows.

Os novos anúncios começam com o servidor SunFire X2100 instalável em rack, com um único socket, equivalente a dois processadores, com um preço base de 890 euros. a gama acima está o servidor de dois sockets SunFire x4100 (preço estimado de 2.580 euros) e x4200 (com um valor de 3.200 euros), com quatro processadores cada.

Fernando Dias, director ibérico de soluções desktop e Solaris x86, referiu que a transição de servidores x86 para x64 é justificada "pela natural tendência do mercado. A Sun verificou a importância deste segmento, reforçou os seus investimentos e executou parcerias com a AMD e a Kelia para que fossem criados estes servidores".

Igualmente apresentado hoje, o sistema Sun Grid Rack tem uma implementação e instalação 90 por cento mais rápida do que os modelos anteriores e oferece aos clientes as principais ferramentas para desenvolver implementação de computação distribuída, de alta performance e aplicações web services. Estes novos sistemas podem incluir os servidores x64, Sun StorEdge Arrays, Solaris 10 e software N1 System Manager.

Actualmente, mais de 1,5 milhões das licenças do Solaris 10 estão a ser usadas por clientes com plataformas x64 e "o número de downloads já ultrapassou os dez milhões", acrescentou Fernando Dias.

A próxima geração destes servidores já está a ser desenvolvida de forma a incluir mais de oito processadores multi-core com o objectivo de alcançar níveis de performance equivalentes a 16 processadores, oferecendo aos clientes a possibilidade de standardizar servidores x64 em toda a infra-estrutura de TIs. A quota de mercado da Sun "subiu dos 5,9 mil milhões de dólares para os 17,3 mil milhões, mas a empresa visa alcançar os 23,5 mil milhões de dólares", disse Fernando Dias.

Notícias Relacionadas:

2005-08-25 - Sun e Oracle conjugam oferta de soluções para Pequenas e Médias Empresas

2005-08-23 - Sun quer harmonizar sistemas DRM com norma open-source

2005-08-19 - Sun Microsystems cria nova divisão para coordenação de actividades open-source