A Sun Microsystems anunciou na conferência de utilizadores SunNetwork que doou uma nova tecnologia de criptografia para o projecto open-source OpenSSL, uma versão de software livre do sistema de encriptação SSL (Secure Sockets Layer) que é utilizado para as transacções seguras realizadas através da Internet.



A tecnologia de Curva Elíptica da Sun faz parte do processo de utilizar chaves de códigos para encriptar e desencriptar dados para transacções electrónicas. Esta técnica de encriptação permite que os cibernautas comprem produtos online sem revelar o número do seu cartão de crédito a ninguém.



A criptografia de Curva Elíptica vai permitir a realização de comunicações seguras entre dispositivos que não dispôem de tanto poder de cálculo como a maioria dos computadores desktop. Isto porque esta tecnologia oferece o mesmo grau de segurança como o que é empregue actualmente no protocolo SSL com uma chave com aproximadamente um oitavo do tamnho da chave.



A contribuição da Sun também inclui uma biblioteca de âmbito genérico de criptografia de Curva Elíptica que, de acordo com a companhia, é altamente modular e pode ser utilizada para outros protocolos para além do SSL. O novo código fonte multiplataformas contribuído pela Sun está disponível através da licença open-source do projecto OpenSSL, o que permite a utilização gratuita para fins comerciais e não-comerciais.



Os responsáveis da empresa referem que o prazo de implementação da tecnologia em dispositivos móveis varie entre alguns anos a uma década. A mais recente versão do código OpenSSL contendo os pacotes de cifra de Curva Elíptica está disponível para download no site do projecto.



Em conjunto com produtoras de software e hardware, a Sun anunciou uma parceria com vista ao desenvolvimento de um produto de "segurança de perímetro" para resolver problemas relacionados com a barreira entre as redes informáticas empresariais e a Internet pública. O produto irá filtrar todo o tráfego indesejado de rede, detectar intrusões e pesquisar por vírus.



A Sun ainda anunciou um programa servidor da Web seguro, um software que disponibiliza páginas da Web através da Internet. Dado o facto de os servidores Web serem normalmente muito públicos, constituem um dos mais importantes alvos ao longo da rede.


Notícias Relacionadas:

2002-02-15 - W3C publica recomendação de tecnologia XML Signature de assinatura digital

2002-07-25 - Sun anuncia software compatível com a especificação Liberty Alliance 1.0