Estreitando lanços tecnológicos com a fabricante de processadores AMD, a Sun mostrou-se disponível para participar no desenvolvimento do Opteron, com o qual já comercializa algumas soluções de servidores. A ideia foi transmitida pelo vice-presidente executivo da Sun, David Yen, num encontro com jornalistas, segundo relata a C|net.

A Sun participa já em diversas iniciativas tecnológicas com a AMD, mas não está envolvida no desenvolvimento do Opteron, uma evolução que é encarada pelos executivos da empresa como “natural” na relação de cooperação entre as duas empresas.

Actualmente a AMD tem vindo a trabalhar de forma mais estreita com a IBM, com quem partilhou custos e know-how no desenvolvimento de processos de fabrico e tecnologias, possuindo também a possibilidade de usar as instalações da Chartered Semiconductor em Singapura.

A Sun possui já uma larga experiência no desenvolvimento de processadores de servidores através da sua colaboração com a Fujitsu para os Sparc. Os servidores de todo da Sun estarão equipados com os novos processadores da Fujitsu, que contaram com a colaboração da Sun, já em 2007/2008.

Notícias Relacionadas:

2005-04-21- AMD comemora 30 anos do Opteron com lançamento de três modelos dual core