A Sun Microsystems anunciou o lançamento da Java System Application Server Platform Edition 8, a sua mais recente versão de software de servidor para aplicações escritas em linguagem Java. A plataforma está disponível gratuitamente para download por parte dos utilizadores e programadores e é uma das primeiras a respeitar a norma Java 2 Enterprise Edition (J2EE) 1.4.



Adiantando-se à concorrência da IBM e da Oracle, que avançaram recentemente com versões preview de servidores aplicacionais J2EE 1.4., a Sun pretende assim ganhar terreno na área de servidores aplicacionais, onde foi ultrapassada pela Big Blue e a BEA Systems.



Afastando as críticas sobre a perda de quota de mercado, Dennis MacNeil, director de produto da área J2EE e Java na Sun afirmou que "estamos muito melhor do que as pessoas imaginam", segundo citação da C|Net. "A Sun está competitiva ao nível do preço ... e a combinação preço e interoperabilidade é importante para os consumidores", assegura o responsável. Este gestor de produto garantiu ainda que já foram feitos mais de um milhão de downloads desta plataforma este ano e que muitas empresas integram o Application Server Platform Edition em produtos OEM.



Com a nova estratégia e lançamento de software, a Sun espera recuperar alguma quota de mercado, abrindo caminho ao seu software Java e gerando vendas de produtos mais complexos, como o Enterprise Edition da Application Server Platform, que pretende lançar na segunda metade do ano, e que deverá custar 10 mil dólares por processador.



Os novos servidores aplicacionais da Sun respeitam a norma Java 2 Enterprise Edition (J2EE) 1.4, que torna mais fácil correr aplicações Web escritas com Java. A fabricante é assim uma das primeiras empresas a adoptar a especificação, constituída por um conjunto de directivas acerca da forma como os programadores deverão escrever o seu software.



A Java Application Server Platform Edition 8 suporta JavaServer Faces, uma melhoria às normas industriais para o desenvolvimento de software de interface Java.



A Sun comunicou ainda que 35 empresas já integraram a sua plataforma de servidor aplicacional em produtos OEM, um facto que normalmente não é contabilizado quando se apuram as quotas de mercado de cada um dos fornecedores destas aplicações.



Notícias Relacionadas:

2004-01-08 - Empresas de software juntam-se para tornar mais fácil a utilização das ferramentas Java