A Sun vai alterar as condições de licenciamento da linguagem para Java para fornecedores de software, tornando-as menos restritivas. O objectivo é, segundo a fabricante, oferecer uma maior flexibilidade na utilização comercial do código fonte da tecnologia.
Ao alterar as condições de licenciamento da Java, a Sun deverá estar igualmente a pensar numa maior compatibilização entre a linguagem e os programas open-source, segundo consideram analistas citados pela C|Net.
"A divisão entre aplicações comerciais e não-comerciais tem cada vez mais tendência a desaparecer, por isso não me surpreende que tal pensamento esteja na origem da simplificação geral do regime de licenciamento", diz Stephen O'Grady, da RedMonk.
A Sun tem dois programas de licenciamento para a linguagem de programação, a Sun Community Source License (SCSL) e a Java Research License (JRL), distinguindo respectivamente a utilização comercial da académica.
"A JRL é a simplificação não-comercial da SCSL e pretendemos agora simplificar a SCSL na sua utilização comercial", afirma Jean Elliott, director de marketing da Java 2 Standard Edition. "Gostaríamos de a deixar para trás [a SCSL] porque achamos que é demasiado complicada".
Ao que indicam hoje várias publicações online, já está confirmado que, dentro de um a dois meses, a Sun disponibilizará dois novos sistemas de licenciamento: a Java Distribution License (JDL) e a Java Internal Use License (JIUL), que substituirão a SCSL.
A JDL será uma licença de absoluta utilização comercial, mas muito mais fácil de interpretar do que a SCSL, garantem os responsáveis da Sun, enquanto a JIUL é uma licença de uso "in-house" e de modificação do código fonte do J2SE. Esta última licença destina-se, por exemplo, a programadores que descubram um determinado bug no código fonte e não possam aguardar que a comunidade Java corrija o problema numa futura versão.
Notícias Relacionadas:
2005-03-15 - Java sustenta estratégia transversal da Sun
2004-04-20 - Sun quer alargar comunidade de developers Java em Portugal
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários