A Sun vai alterar as condições de licenciamento da linguagem para Java para fornecedores de software, tornando-as menos restritivas. O objectivo é, segundo a fabricante, oferecer uma maior flexibilidade na utilização comercial do código fonte da tecnologia.



Ao alterar as condições de licenciamento da Java, a Sun deverá estar igualmente a pensar numa maior compatibilização entre a linguagem e os programas open-source, segundo consideram analistas citados pela C|Net.



"A divisão entre aplicações comerciais e não-comerciais tem cada vez mais tendência a desaparecer, por isso não me surpreende que tal pensamento esteja na origem da simplificação geral do regime de licenciamento", diz Stephen O'Grady, da RedMonk.



A Sun tem dois programas de licenciamento para a linguagem de programação, a Sun Community Source License (SCSL) e a Java Research License (JRL), distinguindo respectivamente a utilização comercial da académica.



"A JRL é a simplificação não-comercial da SCSL e pretendemos agora simplificar a SCSL na sua utilização comercial", afirma Jean Elliott, director de marketing da Java 2 Standard Edition. "Gostaríamos de a deixar para trás [a SCSL] porque achamos que é demasiado complicada".




Ao que indicam hoje várias publicações online, já está confirmado que, dentro de um a dois meses, a Sun disponibilizará dois novos sistemas de licenciamento: a Java Distribution License (JDL) e a Java Internal Use License (JIUL), que substituirão a SCSL.



A JDL será uma licença de absoluta utilização comercial, mas muito mais fácil de interpretar do que a SCSL, garantem os responsáveis da Sun, enquanto a JIUL é uma licença de uso "in-house" e de modificação do código fonte do J2SE. Esta última licença destina-se, por exemplo, a programadores que descubram um determinado bug no código fonte e não possam aguardar que a comunidade Java corrija o problema numa futura versão.



Notícias Relacionadas:

2005-03-15 - Java sustenta estratégia transversal da Sun

2004-04-20 - Sun quer alargar comunidade de developers Java em Portugal

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.