A Sun Microsystems anunciou ontem oficialmente o alargamento do seu sistema operativo a servidores baseados em processadores Intel x86 com o lançamento do Solaris 9 x86 Platform Edition, um anúncio que confirma uma promessa feita há alguns meses pela companhia.



O lançamento baseia-se na versão beta disponível desde Novembro do ano passado. Para além dos chips Intel, nova versão permite que os servidores com esta variante do Unix instalada funcionem em processadores da AMD. Segundo a companhia, a sua estratégia centrada no Solaris "garante a continuidade e o suporte global para o Unix aos clientes na sua linha completa de sistemas SPARC e x86, e em sistemas x86 de outras companhias".



Tal como o seu equivalente para processadores SPARC, o Solaris 9 para chips x86 inclui o servidor de directório Sun ONE Directory Server 5.1, o software de firewall e proxy SunScreen 3.2, o programa gestor de partições Solaris Volume Manager, suporte para o protocolo IPv6 e o protocolo padrão Secure Shell que permite o acesso remoto heterogéneo seguro.



A nova edição incorpora ainda gratuitamente o Solaris 9 Resource Manager, uma aplicação com o valor comercial de 1.190 dólares, de acordo com a Sun, e que fornece um nível de serviço garantido para aplicações e para uma utilização mais eficaz do processador através da consolidação de programas.



Destinado à utilização não-comercial e por parte de organizações não-lucrativas, o Free Solaris Binary Licence Program está disponível gratuitamente, ao passo que o preço da versão comercial começa nos 99 dólares. A Sun referiu que está a oferecer descontos especiais a fabricantes de equipamento informático e retalhistas de marca branca.



Para os programadores, a companhia disponibilizou o código fonte desta versão do Solaris, tendo colaborado com mais de 600 parceiros no projecto. A Sun afirmou ainda que também oferece compatibilidade com o Linux, quer a nível binário como do código fonte, através de programas como o Developer Technical Support e o Developer Essentials Software Subscrition Program.



Alguns servidores de gama de entrada da Sun, como o LX50, começaram já a ser comercializados com uma licença do Solaris. A empresa estima que os seus sistemas custem 15 vezes menos do que um computador empresarial com a configuração de servidor Web do Windows 2000 Server da Microsoft e integrando dois processadores.



Em termos de hardware, espera-se que a Sun lance um novo servidor Fire Unix com configurações capazes de suportar entre quatro a doze processadores a 10 de Fevereiro, segunda-feira. Esta máquina de gama média, identificado por v1280 , baseia-se no processador UltraSparc III de 900 MHz de 64 bits.


Notícias Relacionadas:

2002-05-22 - Sun revela nova versão de Solaris com mais aplicações integradas

2002-02-08 - Sun prepara-se para lançar novos servidores Linux de gama baixa

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.