As vendas do Surface RT, o primeiro dispositivo com hardware construído pela Microsoft, devem rondar a casa do milhão de unidades no quarto trimestre de 2012, segundo as estimativas de duas empresas analistas.

Os números "batem certo" com as declarações de Steve Ballmer, diretor executivo da gigante norte-americana, que considerou que o Surface RT estava a vender menos do que era esperado. No caso da consultora IHS Supply, as previsões são de 1,3 milhões de unidades vendidas entre outubro e dezembro, enquanto a corretora Detwiler Fenton afirma que o volume de vendas deve ficar abaixo do milhão de tablets comercializados.

O analista da IHS Supply, Rhoda Alexander, disse ao CNet que ficaria surpreendido caso as vendas fossem superiores ao valor estimado pela empresa analista. Já o relatório da Detwiler Fenton considera que os fracos canais de distribuição, as revisões com sentimentos "mistos" e o preço elevado estão a condicionar as vendas do Surface RT. A chegada de outros computadores, tablets e híbridos com Windows 8 também acabam por ser concorrência.

As informações da Microsoft que davam conta do esgotamento do Surface em poucas horas de comercialização podem afinal estar relacionadas com menores números de produção do que de venda. O tablet chegou ao mercado no dia 26 de outubro.

Vender cerca de um milhão de unidades de um dispositivo nem seria um mau cenário para muitas empresas, mas não no caso da Microsoft que pretendia uma entrada forte no mercado dos tablets. Em termos comparativos, o iPad da Apple vendeu 14 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2012 e o Nexus 7 tem vendido cerca de um milhão de unidades por mês.

Apesar de a Microsoft ter revelado que o Windows 8 vendeu mais de 40 milhões de licenças, nenhum número em específico sobre as vendas do Surface foi tornado público. Recentemente a empresa anunciou os preços dos outros tablets próprios, os da gama Surface Pro.


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