Nas últimas semanas surgiram diversas pistas e rumores de que a Microsoft estava a ultimar um novo tablet Surface. As informações davam nota de ser uma versão económica da família, mas igualmente o mais pequeno. Como onde há fumo, há fogo, a gigante de Redmond revelou o Surface GO, com preços a começar nos 399 dólares, o qual pode já ser pré-reservado por um conjunto limitado de países, onde se inclui Portugal.

A Microsoft refere que cada Surface é desenhado para suprir as necessidades dos utilizadores, tentando manter um balanço entre a performance e versatilidade das funções. Desta forma, o Surface GO é um tablet com um ecrã de 10 polegadas, leve para ser carregado para todo o lado, mas suficientemente poderoso para ajudar na produtividade das pessoas. O dispositivo pesa cerca de 530 gramas e tem 8,3 milímetros de espessura.

O tablet está equipado com um processador de sétima geração Intel Pentium 4415Y e promete uma autonomia de nove horas. A Microsoft salienta que trabalhou com a Intel para criar um sistema de otimização de performance e duração de bateria. O ecrã baseia-se na tecnologia de alta resolução PixelSense Display e suporta a Surface Pen com 4.096 níveis de sensibilidade de pressão. A fabricante promete baixa latência na utilização da pen, o que permite desenhar ou escrever diretamente no ecrã com maior precisão, de forma natural e intuitiva.

O Surface GO pretende ser um companheiro dos jovens estudantes, sendo capaz de escalar as páginas dos livros escolares em modo portrait (vertical), mas se rodar o ecrã para landscape (horizontal) os livros ou cadernos colocam as duas páginas lado a lado. O dispositivo apresenta um suporte traseiro com abertura até 165 graus que o transforma numa moldura, seja para assistir filmes e séries ou fazer chamadas em vídeo sem a necessidade de o agarrar.

No que diz respeito a ligações, o tablet tem o habitual Surface Connect para alimentação ou colocação na docking station. Mas também apresenta o alternativo USB-C 3.1 para receber energia, assim como ligar outros periféricos. O Surface GO tem ainda entrada de auscultadores e leitor de MicroSD.

A data de lançamento do equipamento é já no dia 2 de agosto, mas a partir de hoje pode fazer a pré-reserva para os modelos com Wi-Fi. A Microsoft prometeu uma versão baseada em LTE para o final do ano. A entrada de gama custa 399 dólares, com 4GB de RAM e 64 eMMC. Pode optar pela versão de 8 GB e 128 GB SSD por 549 dólares. O tablet será acompanhado por uma gama de periféricos adicionais, como a Surface Pen a 99 dólares, o rato a 34,99 dólares. As capas coloridas custam 129 dólares.