Quase um ano depois de ter divulgado a criação do Surface Hub 2, um dispositivo criado para fins empresariais que permite às equipas com trabalhadores espalhados pelo mundo colaborarem em tempo real, a Microsoft veio finalmente apresentar algumas novidades relativas a essa linha de produto.

O Surface Hub 2X, modelo de alta qualidade com ecrã rotativo, apenas será lançado em 2020. No entanto, o modelo 2S vai estar disponível já a partir de junho. Esta versão terá um ecrã mais fino do que o primeiro Surface Hub, com 50 polegadas e resolução de 3840 por 2560 pixéis.

A Microsoft afirma que o Surface Hub 2S terá “a precisão de um tablet”, apesar da dimensão do ecrã, e destaca a delicadeza do suporte, que permite transportar facilmente o dispositivo de umas salas para as outras.

O PC dispõe ainda de uma câmara 4K e de um microfone integrado que permite interações dos utilizadores a uma longa distância, fazendo com que durante uma vídeo conferência se possam manter nos seus lugares sem a necessidade ficarem ao redor do ecrã. Durante a apresentação do Surface Hub 2S, que decorreu em Nova Iorque, a Microsoft fez uma demonstração bem-sucedida de uma vídeo conferência com quatro pessoas.

O preço base deste modelo rondará os 9 mil dólares, podendo chegar perto dos 12 mil se incluir todos os extras. Está prevista uma outra versão de 85 polegadas, de que ainda não se sabe o preço. A Microsoft informa ainda que será possível, em 2020, transformar os dispositivos 2S em 2X através de um upgrade do cartucho do processador.