A Microsoft Portugal já definiu os preços que o Surface RT vai ter para estudantes, escolas e universidades portuguesas, no âmbito de um programa de apoio ao desenvolvimento da educação. Os preços caem até 60% em comparação com os valores que o tablet tem atualmente no retalho.

O Surface RT de 32GB vai custar 190,65 euros, preço que sobe até aos 241,08 euros se o tablet for acompanhado pela capa tátil, ou no caso de a escolha recair sobre a capa com teclado o preço fixa-se nos 280,44 euros. Os valores são ligeiramente mais elevados do que aqueles que o TeK tinha avançado anteriormente.

As compras, que só podem ser feitas pelas instituições de ensino e podem incluir mais do que um tablet, devem ser efetuadas através de um formulário disponível neste link e enviadas para o email indicado no formulário.

Além de Portugal, o Surface RT for Education vai ter uma redução de preços também em Espanha, França, Itália, Alemanha, Holanda, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia e Irlanda, entre outros mercados europeus.

Apesar de reconhecer o valor da iniciativa, alguma imprensa especializada tem levantado a questão de a baixa de preços do Surface RT para a educação estar associado ao mau desempenho comercial do equipamento, funcionando simultaneamente como uma estratégia de escoamento de produto.

A estas alegações a tecnológica norte-americana responde com: "Fazemos isto por a Microsoft acreditar que cada estudante e professor merecem uma oportunidade justa de atingir todo o seu potencial", escreveu o vice-presidente da Microsoft para a área da educação, Anthony Salcito.

Outros projetos "low cost", como os Chromebook e o Raspberry Pi, já mostraram que tecnologias a preços baixos ajudam a estimular diferentes formas de ensino e o desenvolvimento de novas capacidades nos alunos.

Nota de redação: cortada a referência a estudantes menores de 12 anos no primeiro parágrafo


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico