O FBI comunicou ter procedido à detenção de dois homens na sequência da investigação sobre a criação dos worms Zotob e Mytob. A operação realizou-se na passada quinta feira e contou com a colaboração das autoridades locais de Marrocos e da Turquia, onde os suspeitos foram detidos e onde deverão ser julgados.



Segundo informação do FBI, os suspeitos são dois jovens de 18 e 21 anos, sendo o primeiro de nacionalidade marroquina, embora tenha nascido na Rússia, enquanto o segundo residia na Turquia. Farid Essebar usava o apelido de "Diabl0." enquanto Atilla Ekici era conhecido por "Coder,".



Os worms que alegadamente terão sido desenvolvidos por estes dois jovens foram responsáveis por problemas nas redes de grandes empresas, nomeadamente a ABC, CNN, Holden, Visa e Daimler Chrysler. O Zotob e o Mytob infectavam redes com o sistema operativo Windows 2000 mas algumas empresas de segurança alertaram já para a possibilidade de também os sistemas Windows X serem infectados.



O Mytob começou a circular em Março deste ano e o Zotob era reconhecido como uma variante do primeiro worm, do qual são já conhecidas 100 versões diferentes.



De acordo com informação do FBI, os vírus terão sido criados por Farid Essebar que depois os vendeu a Atilla Ekici.




A Microsoft e outras empresas de segurança participaram na investigação do FBI, tendo já emitido um comentário felicitando o trabalho rápido das autoridades e salientando a importância da colaboração público-privada nestes casos.

Notícias Relacionadas:

2005-08-18 - Ferramentas gratuitas facilitam remoção do vírus Zotob

2005-08-17 - Zotob multiplica-se em novas variantes e afecta redes empresariais

2005-08-16 - Falha de segurança já corrigida pela Microsoft na origem do vírus Zotob