As crescentes ameaças de vírus e worms dirigidos aos sistemas de Instant Messaging, com destaque para o MSN Messenger, estão a gerar preocupação nas empresas que querem aproveitar o potencial deste sistema de comunicações sem colocar em risco as suas redes. Acompanhando esta preocupação, a Sybari acaba de lançar um conjunto de recomendações que pretende ajudar as empresas a responder a este problema.



A empresa de software de segurança conduziu um inquérito para perceber quais as principais interrogações das empresas na área de Instant Messaging, apurando que a maioria está consciente dos benefícios do IM, a nível sobretudo da redução dos custos das comunicações telefónicas. Porém, entre os inquiridos, 77 por cento mostraram preocupação quanto a possíveis ataques de segurança e 75 por cento vêem a ameaça de vírus como uma preocupação prioritária.



"Ainda há alguma relutância em arcar com a gestão e segurança do IM empresarial, apesar do facto dos vírus, spim e questões criticas estarem a criar um potencial campo perigoso para a gestão do IM. A resposta a isto é não ignorar o IM, mas geri-lo no interesse da empresa", refere Julian Bogajski, Director Comercial da Sybari Software para o Reino Unido, em comunicado.



As recomendações da Sybari às empresas estão contidas no "Best Practices for Corporate Messaging" (em formato pdf), alinhando-se 10 passos para gerir melhor os sistemas de comunicação em tempo real nas empresas. Entre os conselhos está a avaliação do uso do IM, a documentação com guias de utilização e ainda a elaboração de uma política corporativa, que deve ser claramente comunicada a todos os funcionários.


Recorde-se que a Sybari foi recentemente adquirida pela Microsoft e que a empresa se especializou em soluções de segurança, integrando já no Antigen funcionalidades de protecção para Instant Messaging suportado no Live Comunications Server da Microsoft.

Notícias Relacionadas:

2005-04-20 - Estudo indica que criadores de vírus centram atenções em sistemas de IM

2005-02-09 - Microsoft adquire Sybari para reforçar portfólio de segurança empresarial

2003-06-26 - Sybari alerta indústria para necessidade de adoptar filtros adequados contra o spam

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.