Não é comum uma empresa de segurança informática pedir aos clientes que deixem de usar os seus produtos, mas foi isso que a Symantec decidiu fazer, depois de hackers terem acedido ao código do software pcAnywhere.

Na sequência do polémico caso de roubo de código de software da marca, a empresa veio ontem pedir publicamente aos seus utilizadores que suspendessem o uso da solução que permite aceder remotamente ao PC.

A empresa admitiu que, se este fosse utilizado, existiria um risco elevado de acesso indevido ao sistema por terceiros, pois tinham sido roubadas cópias do software.

O anúncio consubstancia o reconhecimento mais "direto" até à data, por parte da companhia, de que o roubo do código fonte do programa deixou os consumidores expostos a ataques, realça a agência Reuters.

A Symantec afirma que o pedido para que os clientes suspendam a utilização do pcAnywhere é uma solução temporária, apenas até que esteja em condições de lançar uma atualização para o software que minimize os riscos de ataque.

Os clientes que não possam deixar de usar o software, "por motivos profissionais imperativos", devem certificar-se que estão a utilizar a versão mais recente do produto e estar cientes dos riscos que correm - incluindo a possibilidade de roubo de informações ou credenciais.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes