O primeiro tablet com a assinatura da Google começa hoje a chegar aos primeiros mercados onde a língua oficial não é o inglês. Espanha, França e Alemanha são os países onde fica, desde já, assegurada a comercialização do Nexus 7.

A partir desta segunda-feira o tablet de 7 polegadas fica disponível para venda através do Google Play. Na próxima semana chega às lojas físicas, confirmou ao TeK um porta-voz da Google em Portugal.

Sobre a comercialização em território português ainda não há novidades. "O objetivo é disponibilizar o dispositivo a cada vez mais mercados", garantiu a referida fonte, acrescentando não dispor, de momento, de mais detalhes que pudesse avançar.

A estreia do Nexus 7 nestes três mercados europeus dá-se cerca de um mês depois de as primeiras encomendas terem começado a ser entregues nos países de estreia do equipamento: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália, destinos onde esgotou rapidamente.

Apesar de a empresa ter dado início à comercialização fora de mercados de língua oficial inglesa, alguns dos conteúdos dedicados, como revistas e música, continuam a estar apenas disponíveis para os utilizadores localizados nos Estados Unidos, nota a ZDNet.

O tablet, fornecido com a versão 4.1 do Android (Jelly Bean), vem concorrer diretamente com dispositivos de baixo custo como o Kindle Fire, da Amazon, sendo colocado à venda por valores a partir dos 199 euros (versão com 8GB de memória). A versão de 16 GB custa 249 euros.

[caption]Google Nexus 7[/caption]

Equipado com um processador NVidia Tegra 3 de quatro núcleos e 1 GB de RAM, não traz conectividade 3G nem 4G, assegurando apenas as ligações Wi-Fi e Bluetooth. Pesa 340 gramas e a bateria oferece autonomia para 9 horas de utilização, como o TeK detalhou aquando da apresentação do produto.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes