O tradicional comando de televisão tem os dias contados, defenderam os responsáveis pelo serviço de televisão por subscrição da PT, o Meo, que passa a poder ser controlado remotamente através de dispositivos como tablets ou smartphones.

De acordo com o presidente executivo da empresa, Zeinal Bava, é neste tipo de controlos que reside o futuro da utilização do serviço, permitindo tirar maior partido da interactividade e do acesso a conteúdos Web na televisão - que era dificultado em grande medida pela pouco cómoda introdução de caracteres com recurso ao comando da TV.

Na apresentação da novidade, ontem à tarde, o responsável sublinhou ainda o facto de a compatibilidade - tanto com dispositivos de sistema operativo Android como da Apple - assegurar alguma transversalidade no tipo de utilizadores, não chegando apenas àqueles que dispõem de equipamentos mais sofisticados ou caros, mas antes a todos os que tenham um terminal Android - presente em equipamentos com valores a partir de cerca de 120 euros.

O Meo Remote inclui todas as funcionalidades de um telecomando Meo tradicional - como o zapping, controlo de volume, teclas de navegação, gravações, acesso ao videoclube, parar a transmissão televisiva ou aceder ao Guia TV - mas também consulta e pesquisa de programas no equipamento e pesquisa na televisão com recurso ao teclado do dispositivo, por exemplo.

Espera-se também que a solução - que se apresenta como uma forma de transformar estes equipamentos em companion devices na utilização da televisão - ajude a tirar partido do investimento em interactividade de programas como o Secret Story ou o Ídolos e fomente a utilização da TV para acesso a sites sociais, como o Facebook e o Twitter, que não tem tido o acolhimento esperado. A próxima novidade pode passar pela possibilidade de sugerir programas que se estão a ver aos nossos contactos nas redes sociais, sugeriu Zeinal Bava.

Desenvolvida "na íntegra por talento nacional" das equipas do Sapo e PT Inovação, a solução está disponível a partir de aplicações gratuitas, que podem ser descarregadas através das lojas de aplicações dos sistemas operativos móveis compatíveis.