A pesquisa é da responsabilidade do Cohen Children's Medical Centre, nos Estados Unidos, e indica que a idade a partir da qual as crianças expostas de forma precoce a gadgets com ecrãs de toque, como smartphones ou tablets, é em média os 11 meses.



Os pais (60% dos inquiridos nesta pesquisa) estão convencidos que os jogos educativos podem dar um contributo importante para o desenvolvimento das crianças, mas a pesquisa não encontrou evidências desse beneficio. Pelo contrário.



O mesmo estudo revela que as crianças expostas a este tipo de gadgets na idade em análise passam, em média, 36 minutos diários em frente ao ecrã do smartphone ou do tablet.



Revela-se ainda que os pais convictos dos benefícios dos conteúdos multimédia para o desenvolvimento dos bebes estão a substituir a compra de brinquedos tradicionais e de livros por jogos e conteúdos digitais.



De sublinhar no entanto que a amostra envolvida no estudo é reduzida. Foram ouvidas na pesquisa 65 famílias. Neste grupo 63 usavam dispositivos móveis com ecrãs de toque.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico