É inaugurada hoje uma exposição que junta tecnologia e história para mostrar a quem passa pelo Terreiro do Passo a evolução da capital portuguesa ao longo dos últimos séculos e os seus principais marcos de transformação.



A iniciativa junta Câmara Municipal de Lisboa, Associação de Turismo da cidade e a YDreams, parceira tecnológico do Lisbon Story Centre que propõe aos visitantes uma viagem de uma hora pela história da cidade, desde a fundação à revolução de 25 de abril de 1974.



Durante a viagem quem visita este centro interpretativo pode conhecer os odores das especiarias que deram impulso à expansão marítima portuguesa ou apreciar uma maqueta da cidade pré-pombalina, anterior ao terramoto 1755.



Há ainda para ver uma reconstituição a quatro dimensões do terramoto onde é possível sentir a terra a tremer e uma representação teatral que ilustra o que aconteceu nesse dia.

Da parceria com a YDreams resulta um interface que concentra a informação de contexto para a visita ao Lisbon Story Centre. "O screensaver da aplicação antecipa os conteúdos disponíveis e convida os visitantes à interação com o ecrã", detalha uma nota à imprensa. No ecrã o visitante terá acesso a um texto introdutório sobre a malha urbana da cidade e os vários conteúdos a que pode ter acesso.



A empresa portuguesa é também a responsável pelo interface de exploração dos percursos, que oferece uma vista aérea da cidade de Lisboa, com pontos georreferenciados e respetivos conteúdos, e pelo interface de exploração de eventos. Aqui mostra-se uma lista de imagens em carrossel com os momentos da história que podem ser explorados na visita, fazendo o seu enquadramento temporal com animação numa linha cronológica.



O Lisbon Story Centre abre ao público amanhã, dia 12 de setembro.

[caption]Lisbon Story Centre[/caption]

[caption]Lisbon Story Centre[/caption]

[caption]Lisbon Story Centre[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira