
Um conjunto de empresas da área da tecnologia com ligações directas à Física e à Engenharia Física vai apoiar, no novo "ano lectivo", a Delfos e a Quark!, as "escolas" pré-universitárias de elite da Faculdade de Ciências e Tecnologia da universidade de Coimbra (FCTUC).
Do grupo fazem parte a ISA, empresa na área da instrumentação e telemetria, e a Active Space Technologies, que desenvolve tecnologia para a indústria espacial, entre outras.
O arranque do novo ano lectivo está marcado para o próximo domingo, dia 9 de Novembro, quando perto de uma centena de jovens de todo o país, entre os quais, alguns medalhados das olimpíadas de Matemática e de Física, se juntarem no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, para darem a conhecer a edição 2008/09 dos projectos das duas escolas.
Desde o início da participação de Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Matemática e Física que a FCTUC tem vindo a preparar as equipas de estudantes que representam Portugal nessas competições.
A Delfos e a Quark! acolhem, anualmente, largas dezenas de jovens talentos nessas disciplinas, oriundos de vários pontos do país.
Estas "escolas" de excelência, combinam sessões presenciais aos fins-de-semana com formação à distância pela Internet, têm o patrocínio da Universidade de Coimbra, da Agência Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian, e contam com a colaboração das Sociedades Portuguesas de Matemática e de Física.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários