Está disponível uma nova versão da licença GPL. Dezasseis anos após o lançamento da versão 2, a nova versão 3 resulta de vários meses de trabalho e vem introduzir um conjunto de novidades, garantindo a actualidade do sistema de licenciamento usado por grande parte dos projectos open source.



Como explica a Free Software Foundation, a versão 3 da GNU GPL reúne um novo lote de especificações que acabam por rever a filosofia de aplicação da licença, reagindo a eventos recentes de acordos entre fabricantes e distribuidores de software.



Os limites em termos de cruzamento de licenças ficam mais claros, assim como os termos dos projectos de desenvolvimento que juntam empresas com software GPL e software proprietário.



A GPLv3 é compatível com a versão 2.0 da licença de software Apache o que permitirá aos programadores desenvolverem software em Apache sem nenhum tipo de conflito com a nova versão GPL.



O sucesso da nova versão da licença e a rapidez da sua implementação dependerá dos programadores de software que terão o poder de escolher a nova ou manterem-se na versão antiga.



Notícias Relacionadas:

2006-11-08 - Acordo com Novell custa mais de 300 milhões de dólares à Microsoft