Os primeiros modelos das placas gráficas da companhia alemã TerraTec, especializada em periféricos para PCs, a chegarem às lojas portuguesas em meados de Fevereiro chamam-se Mystify 5800 e 5800 Ultra e baseiam-se no recente chip GeForce FX da Nvidia, com suporte multimonitor.



Estas placas virão acompanhadas de um pacote de jogos de última geração que tiram o máximo das potencialidades do GeForce FX, composto pelo Splinter Cell, Unreal Tournament 2003 e Gun Metal. As Mystify 5800 e 5800 Ultra caracterizam-se pelos efeitos ultra-realistas de luz e sombras, em conjunto com uma série de outros efeitos especiais devido ao suporte DX9.



O resultado faz com que as imagens de pessoas e cenários pareçam quase reais e que os gráficos tridimensionais tenham uma qualidade cinemática, sem prejudicar a sua velocidade. As duas placas contêm processadores gráficos de 400 MHz, no caso da 5800, e de 500 MHz, no caso da 5800 Ultra. 128 MB de memória DDR-II e arquitectura LMA (Lightspeed Memory Architecture) II, com optimização de cor, multisampling e antialiasing Accuview, uma tecnologia que permite suavizar a dureza e rigidez das imagens.



Para além disso apresentam velocidades de frequência de memória bastante rápidas: 800 MHz no caso da 5800 e 1 GHz no caso da 5800 Ultra. As placas incluem ainda uma porta DVI para ligação a monitores de matriz activa, os mais utilizados em portáteis e uma saída para TV, tornando-se assim adequadas para quem produz vídeos em DVD, animações 3D e gráficos 2D.



As temperaturas dentro do seu PC mantém-se no mínimo iguais, pois o sistema de arrefecimento FXFlow mantém a temperatura controlada na placa gráfica, não gerando complicações para o sistema. As placas TerraTec Mystify 5800 e 5800 Ultra são distribuídas em Portugal pela Datascan Informática. Apesar de já terem a data de lançamento marcada para meados de Fevereiro, neste momento ainda não existe um preço de venda definido.


Notícias Relacionadas:

2002-07-21 - TerraTec apresenta centro de entretenimento digital com capacidade para 540 horas de som

2002-05-13 - Creative com novas placas gráficas baseada na NVIDIA GeForce 4