A Lenovo quer continuar a oferecer os produtos mais avançados aos seus clientes, mas para isso diz que precisa de parcerias. A fabricante realizou uma parceria com a fabricante de automóveis Aston Martin para criar o design das suas novas workstations, assim como a NVidia e Intel como fornecedores dos componentes para criar a sua próxima geração de ThinkStations.

Brian Leonard, mostrou como o design das novas workstations foram desenhadas na própria Aston Martin, um projeto único de colaboração para um computador. O Lenovo ThinkStation PX utiliza a quarta geração de processadores Intel Xeon até 120 núcleos, assim como GPUs da arquitetura RTX da NVidia. O computador utiliza armazenamento interno PCIe Gen 5, prometendo maior velocidade na gestão dos dados. E podem ser equipados com até 2 TB de memória DDR5. A sua fonte de energia é de 1.850 W, suportado por fontes de alimentação redundantes opcionais.

São máquinas criadas para trabalhar em realidade virtual e experiências de realidade mista, machine learning e IA. São apontadas como as estações de trabalho de próxima geração, capazes de satisfazer as exigências dos profissionais no que diz respeito à necessidade de mais potência, desempenho e velocidade. E as máquinas são escaláveis, tornando-se dessa forma intemporais, direcionadas ao trabalho híbrido das empresas. Tem uma arquitetura otimizada no interior, sendo um computador preparado para trabalhar em forma de desktop ou agrupada numa rack de um centro de dados, emparelhada com outras máquinas.

Veja na galeria imagens do ThinkStation PX:

O desenho icónico da máquina, utilizando o vermelho e o preto associados há muitos anos a estas linhas profissionais da marca, mantém-se. O design da grelha 3D do chassis foi inspirada no icónico automóvel DBS grand tourer da Aston Martin. Os seus defletores de ar foram redesenhados, suportados por aberturas maiores de ventilação em forma de hexágonos 3D. Some-se o sistema patenteado pela Lenovo para a refrigeração tricanal, garantindo circulação de ar de forma desobstruída do computador.

Pretende ser flexível para as diferentes necessidades dos utilizadores. Os botões e alavancas do chassis das três máquinas estão assinalados a vermelho para que possam ser manipulados de forma intuitiva, sem a necessidade de consultar manuais. Dessa forma, as máquinas são altamente configuráveis e personalizáveis para os seus clientes, assente num formato modelar para estar sempre atualizado.

A Lenovo afirma que o novo desktop foi criado para otimizar o trabalho de qualquer profissional e empresa. As workstations PX estão preparadas para equipar quatro GPUs RTX A6000 da NVidia, sendo referidas como supercomputadores pessoais. Estas suportam várias pessoas a colaborar em todo o mundo, em simultâneo a partir desta máquina.

O PX é a máquina topo de gama, equipado com todas as possibilidades que os clientes necessitem. Pode utilizar módulos de energia redundante, quatro GPUs e um sistema térmico avançado, graças à sua grelha frontal. A marca diz que todo o espaço no interior foi otimizado para arrumar geometricamente todos os componentes. Será fácil de os retirar e mudar, caso seja necessário. Os chassis foram também otimizados para caber em rails de gavetas em servidores, caso seja necessário emparelhá-los.

Veja na galeria imagens do ThinkStation P7:

Além da ThinkStation PX, a Lenovo revelou outros dois membros da família de workstations de mesa: o P7 e o P5, igualmente “artilhados”. O P7 é alimentado pelos mais recentes processadores Intel Xeon W, com 56 núcleos. É uma máquina que pode ser utilizado num centro de dados em estrutura 4U e tem suporte para até três GPUs RTX 6000 Ada Generation da NVidia. A empresa diz que a máquina é ideal para criadores de conteúdos, arquitetos, designs, engenheiros e cientistas de dados que necessitem de uma base gráfica, visualização, render em tempo real, CAE e funcionalidades de IA.

O P5 é o membro mais modesto dos três, mas ainda assim equipado com o processador Intel Xeon W até 24 núcleos e suporte para duas placas gráficas RTX A6000. Utiliza igualmente memória RAM DDR5 e armazenamento interno PCie Gen 5. Este computador foi otimizado para arquitetos, designers, engenheiros e criativos, seja para modelação sólida ou tarefas de computação intensiva, incluindo efeitos visuais ou CAD 3D ou mesmo implementação Edge.

As três estações de trabalho ThinkStation PX, P7 e P5 chegam ao mercado a partir de maio, por preços ainda por anunciar.

veja na galeria imagens do ThinkStation P5: