Pelo terceiro ano consecutivo Portugal vai participar no programa internacional First Lego League, uma iniciativa centrada na ciência e tecnologia, dirigida a jovens com idades entre os 9 e os 16 anos. O evento está marcado para Abril em Torres Novas, distrito de Santarém.



Este ano a organização do evento decidiu que o tema central das actividades seria a nanotecnologia. Neste sentido, através da utilização de tecnologias de Lego Mindstorms, os participantes devem trabalhar em conjunto com os seus treinadores para projectar, construir e programar robôs de forma a resolver os desafios definidos na competição.



Durante o torneio, as equipas concorrentes deverão apresentar os seus projectos utilizando suportes criativos que podem variar entre os formatos de vídeo, PowerPoint, teatros, entre outros. A participação é avaliada de acordo com quatro parâmetros estabelecidos de início: o trabalho de equipa, a apresentação do projecto, a construção e programação do robô e o desempenho do mesmo na prova.



As inscrições para o torneio já estão abertas e, até ao momento, já existem 18 equipas confirmadas para a apresentação dos projectos, a realizar nos dias 21 e 22 de Abril no Palácio dos Desportos em Torres Novas.



Após a final nacional, os vencedores terão a oportunidade de participar nos torneios europeus (na Noruega) e na competição mundial (nos Estados Unidos).



O custo associado à inscrição é de 250 euros e dá acesso a um kit de trabalho para o desenvolvimento dos seus projectos. Contudo, poderão existir outros gastos na torneio pelo que, todos os interessados em participar deverão recolher mais informações junto da organização do evento, através da sua página online.



Em Portugal a iniciativa First Lego League é organizada pela Evoluir21 - Associação para o Desenvolvimento de Competências em Ciência, Tecnologia e Robótica, uma entidade sem fins lucrativos que este ano conta com o apoio de entidades como o Governo Civil de Santarém, da Câmara Municipal de Torres Novas, do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, entre outras.

Nota de Redacção: A notícia foi corrigida para precisar o nome da cidade onde se realizam os jogos.

Notícias Relacionadas:

2006-12-08 - Paredes de Coura recebe Lan Party até dia 10 de Dezembro

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.