O fundador do Linux, Linus Torvalds, apresentou uma nova ferramenta para gestão de software open source, depois de se ver obrigado a abandonar a solução usada desde 2002, conhecida por BitKeeper. A migração para a nova tecnologia Git volta a dotar o Linux de um mecanismo automatizado de controlo do fluxo de updates e alterações ao software.



O BitKeeper foi adoptado pelo mentor do Linux em 2002 e desde essa altura foi alvo de muitas críticas por parte da comunidade que não via com bons olhos a adopção de uma tecnologia proprietária no projecto. Recorde-se que a aplicação foi desenvolvida pela BitMover, uma empresa de software americana que recentemente decidiu também contestar a utilização da sua aplicação e o desenvolvimento de um projecto criado à sua semelhança pelos Open Source Development Labs.



A nova ferramenta de software, que Torvalds garante não tem quaisquer parecenças com a solução anterior, está ainda em fase de desenvolvimento para conseguir cumprir todos os requisitos da aplicação anteriormente usada, o que ainda está longe de acontecer, conforme admitiu Torvalds.



Entre as principais diferenças face à solução anterior saltam à vista a incapacidade para renomear ficheiros, o que obriga o utilizador a apagar o ficheiro com nome a alterar para criar um outro com o novo nome. Diferente é ainda a capacidade para gerir de forma eficiente o espaço dos ficheiros, avança a C|Net.



Notícias Relacionadas:

2004-05-20 - Estudo que questiona métodos de Linus Torvalds no desenvolvimento do Linux divulgado hoje