O novo computador da Toshiba, NB100, é o mais recente equipamento no mercado a entrar directamente para o segmento dos mini-notebooks. Depois de ter inventado o conceito há uma década atrás, com o Libretto, a Toshiba volta ao mercado com um netbook que se junta a outros modelos como o Eee PC da Asus ou o Aspire One da Acer.

O portátil conta com um ecrã LCD TruBrite de 8,9 polegadas (1024x600), com retroiluminação LED e vem equipado com um processador Intel Atom N270 a 1,5Hz, 1GB de RAM e 160 GBytes de disco. Noutros mercados há modelos com menor capacidade de RAM e de disco mas a opção em Portugal passou pela venda do topo de gama, como explica Jorge Borges, director de marketing da empresa em Portugal, "em portugal apostamos, como habitual, em features de topo a preço atractivo".

A Toshiba adianta que o NB100 integra webcam e ligação à Internet via Ethernet ou WiFi (802.11 b/g). No que se refere à bateria, o equipamento tem uma autonomia de 3 horas e 47 minutos.

O portátil fica completo com as portas USB, entrada VGA e a tecnologia Sleep-and-Charge, que permite carregar os equipamentos móveis ligados ao computador sem que para isso este tenha de estar ligado.

Apesar do computador suportar tanto o Windows XP como Linux, para Portugal está prevista apenas a comercialização do modelo com o software da Microsoft incluído, confirmou a Toshiba ao TeK referindo que, por enquanto, não há previsão para a entrada da versão com o sistema operativo livre no mercado português.

Disponível em três cores, negro, bege e prateado, este mini-laptop de apenas um quilograma chega às lojas portuguesas em Novembro com um preço de venda ao público de 399 euros. O modelo é mais caro 70 euros do que no Reino Unido porque o portátil vendido em Portugal tem mais RAM e maior capacidade de disco.

Nota da Redacção: [2008-09-19 10:41:00]A notícia foi alterada para incluir mais detalhes do modelo português que tem maior capacidade de RAM e disco do que alguns modelos à venda a nível internacional.

Notícias Relacionadas:
01-07-2008 - Montra TeK: Ultra-portátil com mais disco SSD

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.