A Toshiba anunciou que aumentou a capacidade de execução do formato HD-DVD depois do desenvolvimento de um disco dual-layer HD DVD-R de 30GB. Aprovado durante o DVD Forum's Steering Committee, realizado a 14 de Setembro, o novo disco terá especificações técnicas de acordo com a versão 1.9. A empresa revelou ainda que no primeiro trimestre de 2006 vai ser lançado um novo gravador HD-DVD que suporta o disco.

De acordo com um comunicado de imprensa, o dual-layer HD DVD-R é baseado na mesma estrutura que os actuais DVD, os discos HD DVD-ROM (apenas de leitura) e os discos HD DVD-RW (com capacidade para múltiplas gravações) e utiliza uma nova tinta orgânica desenvolvida paralelamente com um fabricante de tintas.

O facto de ser fabricado sobre os mesmos moldes dos DVD-R permite que os fabricantes minimizem os investimentos em equipas de produção para fabricar os HD DVD-R.

A compatibilidade dos discos HD DVD-R será verificada nos próximos encontros do DVD Fórum, a partir de Outubro. Entretanto, a Toshiba espera o livro de especificações esteja completo antes do final do ano.

Notícias Relacionadas:

2005-08-23 - Oportunidades para unificação dos formatos Blu-ray e HD-DVD começam a esgotar-se

2005-08-10 - Blu-Ray adopta tecnologia DRM também escolhida para o formato HD-DVD

2005-05-12 - Toshiba desenvolve DVD com maior capacidade de armazenamento