A Toshiba desenvolveu um protótipo funcional de um disco óptico baseado no processo de produção dos actuais DVDs com a vantagem de oferecer capacidades muito mais elevadas de armazenamento óptico a um custo bastante inferior do que as outras tecnologias de laser azul.

De acordo com a fabricante japonesa, o novo disco requer apenas pequenas
alterações à linha de produção de DVDs já existente e no equipamento em que se baseia para ser produzido em massa, consistindo num DVD com leitura de um só lado, dupla camada de 120 milímetros de diâmetro e espessura de 1,2 milímetros e oferecendo compatibilidade com a actual geração de formatos de DVDs.

As ofertas rivais de DVDs de laser azul baseiam-se em vários discos colados um em cima do outros, sendo cada um lido mediante o ajustar do foco do laser. Este método produz um suporte que é mais grosso do que os actuais DVDs e exige que o disco seja colocado dentro de um cartucho para sua protecção.

Pelo contrário, o disco da Toshiba não necessita de um cartucho, tal como um DVD normal. E ao suportar o mesmo equipamento e processo de fabrico do que os DVDs, pode ser distribuído mediante o recurso a drives de pequenas dimensões capazes de serem integradas em PCs portáteis. O novo disco da companhia nipónica é lido usando um laser azul com uma extensão de onda curta, focado através de uma lente com uma abertura numérica bastante próxima das actuais drives de DVDs, o que assegura compatibilidade com os CDs e DVDs já existentes.

Desta forma, não só os discos terão um custo de produção inferior do que os actuais sistemas de laser azul, como também as drives. A primeira drive de laser azul da Sony, com data de lançamento prevista para este Verão, custa cerca de três mil dólares, sendo que os discos possuem um preço de 45 dólares. Quanto ao protótipo da Toshiba, com capacidades de leitura e escrita (gravação), irá oferecer uma capacidade de pelo menos 36 GB, baseando-se num trabalho desenvolvido desde Agosto entre esta companhia e a NEC com vista à criação de um formato de DVD de laser azul da próxima geração.

Este projecto está actualmente a ser avaliado pelo DVD Forum, organismo da indústria responsável pelo formato. A tecnologia das duas empresas foi
concebida para expandir as capacidades actuais do DVD de 8,52 GB no que se refere a um disco de dupla camada de um só lado e apenas de leitura para os 30 GB e de um disco de 4,7 GB de camada única, leitura e gravação de um só lado, para os 20 GB. O novo disco e a tecnologia que lhe serve de base serão apresentados amanhã na exposição Optical Data Storage 2003, a decorrer durante esta semana em Vancouver.

Notícias Relacionadas:
2002-06-29 - Toshiba pretende lançar DVD baseado em luz de laser azul-violeta em 2004
2002-03-18 - Toshiba apresenta na CeBIT protótipo de DVD de dupla face
2002-02-20 - Fabricantes de electrónica lançam novo formato de DVD com laser azul
2000-10-10 - DVD de laser azul com 45 GB