Alargando ainda mais a sua estratégia de multimédia para o mercado doméstico, a Toshiba apresentou ontem uma nova série de notebooks, a Qosmio, que a empresa afirma ser uma nova etapa na área da convergência digital. A série Qosmio E10 conjuga a sintonização de TV com áudio, gravador de DVD e as inevitáveis funcionalidades de PC.

Para já esta nova série está disponível na Alemanha, França e Reino Unido, mas segundo o comunicado à imprensa está previsto para breve o seu lançamento em Portugal.

O termo escolhido para o nome da nova série significa “o meu universo pessoal” e a Toshiba pretende que este notebook proporcione uma experiência de entretenimento total ao combinar a qualidade áudio e visual com as funcionalidades de um PC, a que se juntam as capacidades wireless.

Segundo Jorge Borges, director de marketing da Toshiba em Portugal, “A série Qosmio oferece funcionalidades de electrónica de consumo avançadas num computador portátil; uma solução inédita até hoje”. O responsável afirma ainda, em comunicado, que “Estamos a entrar na era do digital com a utilização de tecnologia para melhorar a nossa vida pessoal. Com a série Qosmio, a Toshiba estabelece a fasquia em produtos de convergência digital verdadeiramente inteligentes e apelativos, que simplificam a experiência de entretenimento pessoal”.

A tecnologia integrada pretende facilitar a experiência de utilização do notebook como electrodoméstico, já que o QosmioPlayer permite ver ver televisão, executar DVDs ou CDs em breves segundos sem a necessidade de reiniciar o sistema operativo. Os portáteis incluem ainda tecnologia UltraBrightScreen e um sistema de vídeo de elevada qualidade designado QosmioEngine, para além de som surround virtual garantido pelas colunas colunas harmon/kardon®, combinadas com a tecnologia SRS TruSurround XT.

Em comunicado a empresa explica ainda que futuramente serão incluídas novas tecnologias, como o sintonizador de TV wireless, suporte para programação remota através da Internet, maior capacidade de armazenamento, funcionalidades de electrónica de consumo adicionais e transmissões wireless de elevada definição.

Notícias Relacionadas:
2004-05-13 - Toshiba Portugal recupera liderança do mercado nacional de portáteis
2003-07-08 - Toshiba apresenta portátil que alarga conceito de entretenimento e multimédia