A japonesa Toshiba deixou transparecer que o lançamento da próxima geração de DVDs, o HD-DVD, pode sofrer um atraso. Segundo declarações da porta-voz à Agência Reuters, os primeiros equipamentos só deverão chegar às lojas japonesas em Dezembro, não devendo ser possível cumprir as promessas de lançamento simultâneo nos Estados Unidos.

Este atraso das datas previstas poderá subverter a vantagem antecipada pela Toshiba de ser o primeiro fornecedor a disponibilizar a tecnologia no mercado. A fabricante e os apoiantes do formato HD-DVD haviam marcado a data de lançamento dos produtos para o último trimestre de 2005, com venda em simultâneo nos mercados norte-americano e japonês.

Aparentemente o lançamento no Japão pode estar salvaguardado mas a estreia nos EUA, inicialmente prevista para Dezembro de 2005, derrapa para 2006, ainda sem uma data definida.

A porta-voz da empresa fez questão de sublinhar à mesma fonte que qualquer mudança na data de lançamento acontecerá em virtude da melhoria das capacidades do produto. Recorde-se que a confirmação da quebra de negociações entre a Sony e a Toshiba para compatibilizar os dois formatos concorrentes antecipa uma guerra de tecnologias semelhante à que aconteceu com o VHS-Beta e o VHS há duas décadas atrás.

A Toshiba tem o poder de decisão sobre a comercialização do leitor HD-DVD, uma vez que lidera o consórcio de desenvolvimento. "Estamos em conversações com os estúdios de Hollywood e com um vasto número de retalhistas para encontrarmos a melhor data e o melhor meio de realização do lançamento", esclareceu a porta-voz.

Notícias Relacionadas:

2005-08-23 - Oportunidades para unificação dos formatos Blu-ray e HD-DVD começam a esgotar-se

2005-08-10 - Blu-Ray adopta tecnologia DRM também escolhida para o formato HD-DVD

2005-06-27 - Toshiba alia-se à Microsoft para desenvolver leitores HD-DVD