A crescente procura de computadores portáteis mais leves e com maior duração de bateria motiva o lançamento de dois novos notebooks da Toshiba, entre os quais se conta o Portégé R500 que na versão com disco SSD é considerado o mais leve do mundo. Este equipamento está à venda já este mês em Portugal mas a versão com SSD só chega às lojas em Setembro.

Jorge Borges, Director de marketing da Toshiba Information Systems Portugal, defendeu hoje em conferência de imprensa que os utilizadores são cada vez mais exigentes com os factores de mobilidade. "Existe um claro potencial de mercado na área dos ultra portáteis [...] A tecnologia começa a permitir ter modelos mais pequenos e leves e o mercado está a amadurecer", justifica.

Se uma parte significativa dos utilizadores que compram portáteis está a fazer a primeira transição do desktop para o notebook, "muitos dos compradores já vão na segunda ou terceira experiência móvel e valorizam o ultra portátil porque têm já a experiência de andar com 3Kg no saco e ter uma bateria que não dura para nada", sublinha Jorge Borges.

Com 1 Kg de peso - na versão com disco rígido - o Portégé R500 concentra as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Toshiba e apresenta várias características inovadoras, entre as quais se conta o ecrã LED com tecnologia transreflectiva - que permite uma visão mais clara mesmo em ambientes de muita luminosidade, como espaços de rua. O ecrã tem uma dimensão de 12,1 polegadas mas ainda assim a Toshiba conseguiu reduzir a sua espessura, o que contribui para a menor espessura total do notebook, que tem apenas 2,55 cm na parte posterior.

Este modelo é também o primeiro dos ultra portáteis a incluir uma drive de leitura e gravação de DVD, que também tem uma tecnologia inovadora para permitir ocupar menos espaço. Como trade off para incluir a drive de DVD a Toshiba teve de mudar a motherboard, usando tecnologia de alta densidade e aproveitando os dois lados da placa para colocação dos componentes.

De salientar ainda as 12,5 horas de duração (máxima) da bateria, conseguidas pela utilização de 6 células de iões de lítio, embora numa utilização standard o tempo de duração deva rondar as 6 a 8 horas.

O director de marketing da Toshiba Portugal salienta que apesar da leveza do equipamento não foi feita qualquer concessão em termos de resistência e fiabilidade. O R500 integra todas as tecnologias EasyGuard da empresa e resiste a quedas de 75 cm e permite guardar os dados no espaço de 3 minutos após derrame de líquido sobre o teclado.

O modelo que vai estar à venda em Julho tem um processador Core 2 Duo Ultra Low Voltage da Intel e um disco rígido de 160 GBytes, custando 2.490 euros. Em Setembro chega às lojas o modelo com disco SSD (Solid State Disc), cujo preço não está ainda definido.

A empresa coloca ainda este mês no mercado um outro portátil de peso reduzido mas da gama Satellite, mais dirigida ao mercado de consumo. O Satellite U300 pela 1,8 Kg e apresenta um ecrã de 13,3 polegadas, estando também incluído um drive de leitura e gravação de DVD. Este equipamento tem um preço de venda a público recomendado de 1.399 euros.

Notícias Relacionadas:

2007-03-14 - Análise TeK - Pronto para trabalhar em banda larga móvel com o Portégé M400

2007-02-16 - Segmento de notebooks empurra mercado nacional de PCs para terreno positivo em 2006

2007-01-09 - Portégé R400 estreia Windows Vista Ultimate e Active Notification