A Toshiba Portugal tem vindo a crescer acima da média de mercado em número de unidades vendidas, aumentando em 61 por cento o volume de vendas registado entre Janeiro e Outubro deste ano e planeando ultrapassar as 80 mil unidades. Apesar de manter um preço de venda acima do valor médio do mercado, a empresa está a consolidar o seu market share e conta com o impulso da introdução do Vista para os resultados de 2007, adianta João Amaral, Director-geral da empresa.

De acordo com a análise feita pela própria empresa, com base em dados da GfK, o mercado de portáteis continua a registar um forte crescimento em 2006, com volumes acima dos 50%, o que em unidades corresponde a cerca de 350 mil notebooks. O preço médio de venda a público tem vindo a cair, situando-se no terceiro trimestre do ano nos 1060 euros, com quebras na ordem dos 10 por cento face ao ano anterior, uma tendência que ainda assim se atenua perante valores de 15 a 20 por cento registados em anos anteriores, sublinha Jorge Borges, responsável de marketing da empresa.

Para o ano de 2007 a Toshiba acredita que se irá consolidar a tendência de crescimento de vendas dos portáteis em detrimento de computadores desktop, sendo que os notebooks vão representar mais de 60 por cento das vendas, adianta Jorge Borges. O Windows Vista e a nova plataforma SantaRosa da Intel serão os principais drivers do mercado, num ano em que se espera grande dinamismo potenciado também pelo crescente interesse dos utilizadores na imagem de alta Definição e nas comunicações.

Alargando as previsões a 2010, o Observatório da Toshiba prevê uma desaceleração da taxa de crescimento dos portáteis para 30 por cento, alcançando uma base instalada de 2,5 a 3 milhões de portáteis e ganhando um peso de 75% no total de vendas. Nessa altura mais de 40 por cento dos portáteis serão 3G/4G enabled, estima a empresa, apesar de estes serem provavelmente números conservadores quando comparados com as estimativas de analistas para o mercado de comunicações móveis.

Portégé com 3G sem aumento de preço


O primeiro portátil da Toshiba com tecnologia 3G integrada, o Portégé M400, chega só agora ao mercado, mais tarde do que tinha sido previsto pela empresa devido a alguns atrasos na actualização para a tecnologia HSDPA e a negociação com operadores móveis. O notebook vai manter o preço de venda a público do anterior Portégé M400, que é de 2.290 euros, e está disponível livre de fidelização a operadores móveis, embora a Toshiba planeie também algumas promoções conjuntas.

Jorge Borges confirmou que nos próximos meses serão lançados outros modelos com capacidade 3G, entre os quais se conta o Portégé R400, que estará à venda em Março/Abril e que será o notebook de lançamento do Windows Vista Ultimate, tendo sido desenhado especialmente para tirar partido de todas as funcionalidades do novo sistema operativo da Microsoft.

Notícias Relacionadas:

2006-11-30 - Toshiba alarga migração para Vista a todas as linhas de portáteis da marca

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.