Com a presença directa em Portugal que assumiu a responsabilidade do negócio, a Toshiba Portugal conseguiu recuperar ao fim de um ano a liderança no mercado de computadores portáteis, afirmou hoje João Amaral, country manager da empresa. Numa conferência de imprensa realizada em Lisboa, os responsáveis pela Toshiba Portugal mostraram a sua satisfação com a evolução do negócio e mostraram ainda o portfólio de produtos que constituirá a oferta da empresa este ano.



Segundo João Amaral, o crescimento das vendas deve-se a uma maior segurança concedida ao canal de revendedores, além de um suporte eficaz de pré e pós venda e de uma melhor adequação de produtos e soluções a este mercado específico. Citando dados da Dataquest, uma empresa do Gartner Group, João Amaral afirma que a Toshiba detém agora 30,5 por cento do mercado, enquanto que na Europa a sua quota não vai além dos 13 por cento.


"Portugal foi durante muito tempo o país que se destacava por ser aquele em que a Toshiba contava com um maior market share", explica João Amaral. Noutros mercados europeus mas também nos Estados Unidos e no Japão, existe maior peso de outros fabricantes e dispersão de quotas de mercado, justifica. Porém, mesmo com 13 por cento, a empresa lidera o mercado Europeu de portáteis, garante ainda.



http://imgs.sapo.pt/gfx/155999.gifDurante a apresentação, João Amaral reforçou a ideia de que a Mobilidade é a grande aposta da Toshiba. Por isso a empresa está a integrar em todos os seus produtos capacidades de comunicação wireless e a desenvolver tecnologias que permitem obter computadores mais pequenos e mais leves sem perder potência e capacidade.

A empresa mostrou ainda uma nova gama de computadores portáteis que acabam por remodelar completamente a série Satellite e introduzem alguns modelos com características inovadoras. Entre estes destaca-se o 1900-704 com características multimédia e profissionais que possui um teclado wireless amovível e rato óptico sem fios. Foram ainda lançados o Satellite 1900-303/305, o Satellite 5200-701, Satellite Pro 6100, Tecra 9100 e PocketPC e330.

Notícias Relacionadas:

2002-07-04 - Toshiba Portugal lança novos PDA Pocket PC

2001-10-23 - Toshiba inaugura representação em Portugal