A Toshiba levou o conceito de transformação do PC a sério e apresentou um protótipo de portátil que pode assumir cinco posições de utilização distintas. O segredo está no teclado do equipamento que "parte-se" a meio para que o computador ganhe flexibilidade.

O PC "transformável" da Toshiba assume cinco posições para diferentes tipos de utilização: portátil tradicional, tablet, posição de desenho, modo de visualização para terceiros e ecrã independente do teclado.

Além das dobradiças que existem entre o ecrã e a base do computador, esta base é constituída por duas partes que tanto podem estar unidas, como podem estar separadas. O portátil traz ainda um estilete de origem para que as diferentes posições do dispositivo possam ser aproveitadas ao máximo.

Segundo a imprensa que marcou presença na CES, é pouco provável que o conceito do novo portátil da Toshiba seja aplicado a um modelo comercial já durante o ano de 2014. Mas a acontecer, será construído a pensar no segmento topo de gama.

A Toshiba inicia o ano da mesma forma que muitas outras tecnológicas acabaram o ano de 2013: a tentar criar um novo conceito de computador que responda aos desafios da mobilidade. No final do ano, por exemplo, a Sony apresentou o Vaio Multi-Flip, um computador cujo ecrã roda sobre si próprio para que também possa assumir o formato de portátil, de tablet e de ecrã de apresentação.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico