As empresas que foram alvo da multa são a Toshiba Samsung Storage Technolog, a Sony, a Hitachi-LG Data Storage, a Philips, a Lite-On e a Quanta, mas nem todas vão pagar a multa.

A Philips, a Lite-On e uma joint-venture formada pelas duas empresas garantiram imunidade, uma vez que foram as primeiras a cooperar com as autoridades europeias, admitindo a existência de um cartel. A partilha de informação com as autoridades europeias permitiu às empresas evitarem uma multa de 63,5 milhões de euros.

Com essa medida, a penalização mais pesada vai para a joint-venture Toshiba Samsung, que terá de pagar 41,3 milhões de euros. A Sony é a segunda mais penalizada, com uma multa de 30 milhões de euros.

A investigação europeia permitiu provar que todas as empresas concertaram estratégias para fazer face à concorrência nos concursos promovidos pela Dell e pela HP, recorrendo a práticas ilegais.  

“Milhões de cidadãos da União Europeia usam dispositivos que integram drives para discos óticos a todo o momento, por exemplo quando guardam as suas fotografias favoritas num disco. Manter esses mercados competitivos é importante”, justifica a comissária europeia da concorrência Margrethe Vestager.

Esta “decisão demonstra mais uma vez que os cartelistas não podem escapar a multas apenas porque se reúnem em cinemas e parques de estacionamento fora da Europa, enquanto vendem os seus produtos na Europa”.