Depois de fazer um rescaldo sobre o crescimento acentuado da TP-Link no mercado português, André Lopes, responsável de grande retalho para Portugal, destacou os novos produtos da gama de videovigilância TAPO.

O objetivo é tornar o ecossistema da casa mais inteligente, com um simples toque de ecrã. A economia de energia dos produtos é um dos objetivos das novidades, mas sem prejudicar a performance dos equipamentos. A empresa também reforçou a segurança dos seus produtos para evitar ciberataques. E ainda uma oferta de serviços de subscrições para os clientes mais exigentes, que oferecem, por exemplo, a capacidade de gravar vídeo até 30 minutos.

Nesse sentido, a nova TAPO C420 oferece a captação de vídeo de alta qualidade, seja de dia ou de noite. É uma câmara com um sistema inteligente, suportado pelos assistentes Alexa e Google Assistant. Tem proteção IP65 contra poeira e água, prometendo manter-se em funcionamento sem falhar, mesmo em condições meteorológicas extremas. Utiliza um protocolo de Wi-fi de baixa energia, para garantir que a bateria dure. Tem visão noturna a cores, além de deteção de som e imagem. André Lopes diz que a sua IA distingue pessoas, animais e automóveis. A câmara chega ao mercado em julho.

Outra câmara de vigilância do catálogo é o TAPO C220, considerado um produto de topo, com uma imagem de 2K e capacidade de girar em 360 graus para um controlo de toda a área. Tem visão noturna e deteção de movimentos.

Veja na galeria imagens dos produtos:

Já a campainha de vídeo inteligente TAPO D230 é também alimentada por bateria. Conta com uma câmara de 5 MP, resolução de 2K e visão noturna a cores, mesmo em condições de pouca luz. Tem proteção IP64, uma bateria recarregável e usa também Wi-fi com consumos mínimos. Pode ser configurado com 19 toques personalizados e oferece áudio bidirecional, suportando os assistentes Alexa e Google Assistant. Com um toque pode receber notificações push, gravar vídeo e partilhar o mesmo com a família. Esta campainha inteligente chega ao mercado em dezembro.

Pandemia impulsionou o crescimento da TP-Link em 58% com a necessidade de manter portugueses conectados
Pandemia impulsionou o crescimento da TP-Link em 58% com a necessidade de manter portugueses conectados
Ver artigo

Já no campo da automação doméstica, o TAPO H100 é um hub IoT inteligente topo de gama, com um sistema de alarme, dando mais descanso aos utilizadores, quer esteja em casa ou de férias. A marca procurou um design elegante, para que não destoe da decoração do interior. Este garante a conexão dos restantes equipamentos da família TAPO, usando um protocolo sem fios de baixa potência. Pode ligar-se a 64 equipamentos inteligentes, incluindo sensores espalhados pela casa. Chega ao mercado em julho.

O sensor de movimento TAPO T100 acrescenta segurança ao ecossistema da marca, para quem necessite de proteger a sua casa. Tem capacidade de detetar movimentos até 7 metros e uma capacidade de visão num ângulo de 120º. Também pode ser configurado para acender luzes através do movimento e a funcionalidade de economia de energia liga automaticamente os equipamentos inteligentes quando entra e sai de casa. Tem alertas e notificações instantâneas na aplicação. A sua bateria pretende durar mais de um ano sem ser alimentada.

Tapo C420

Para ser colocado em portas, armários ou janelas, o TAPO T110 é um sensor inteligente que monitoriza as entradas e saídas de casa, sejam os humanos da família como animais de estimação. O sensor pode ser usado em questões de segurança, mas também na poupança de energia. Até a caixa do correio pode ser monitorizado em tempo real. Chega ao mercado em julho.

No campo dos routers, a TP-Link apresentou o DECO X80-5G, que permite aumentar a velocidade de download até 5 Gbps e uma latência de 1 ms. Apresenta velocidade dual-band Wi-fi 6 para velocidades de 4.804 Mbps a 5 GHz e 1.148 Mbps a 2,4 GHz. Tem uma porta de 2,5 Gbps e uma Gigabit, caso necessite ligar equipamentos por fio. E suporta ainda cartão SIM e VoLTE/VoIP. Chega ao mercado em julho por 799 euros.

O Archer AXE75 promete alimentar toda a casa e as necessidades da família, seja a jogar, a ver filmes em streaming ou a navegação rápida na internet. Utiliza tecnologia Beamforming+, OneMesh, e NitroQAM (1024 QAM). O sistema de rede doméstica tem um processador de quatro núcleos a 1,7 GHz e suporta velocidades sem fui até 5.400 Mbps. Tem uma porta USB 3.0, banda de 6 GHz e certificado EasyMesh para que mantenha os equipamentos conectados sem falhas. Chega ao mercado em junho.

No mercado empresarial, a TP-Link também apresentou algumas novas soluções. O responsável por esta área de negócio, Carlos Estevão, salienta que os seus sistemas de rede receberam o reconhecimento da Gartner Magic Quadrant, que analisa as redes com fio e wireless, nos últimos três anos. Sendo o foco nas PMEs, procura oferecer soluções de redes escaláveis e controladas a partir de uma única interface. Os seus clientes são da área da hotelaria, turismo, educação e retalho, por exemplo. E tem um sistema de gestão em nuvem 100% centralizada. As suas soluções permitem colocar a gestão no cliente, localmente, ou na cloud.

v2ER8411

A TP-Link destaca o ponto de acesso OMADA EAP690E para Wi-fi 6E, utilizando o sistema AX11000 Quad-Band que pode lidar com até 2000 clientes em simultâneo e com gestão centralizada do controlo de rede a partir de qualquer lugar. Tem uma ligação por cabo de 10G, para tentar garantir largura de banda a todos os equipamentos conectados.

O router OMADA ER8411 é mais uma solução de rede para médias e grandes empresas. Oferece diversas portas em diferentes protocolos e é alimentado por um processador de quatro núcleos a 2,2 GHz e portas a 10 Gbps para acelerar a transferência de dados. Suporta ainda como backup um sistema LTE para aumentar a redundância da rede. Chega ao mercado no segundo semestre do ano.

A empresa tem uma nova marca, uma solução chamada Aginet para endereçar uma solução dos ISP, as tecnologias 5G, EasyMesh, Wi-fi6/6E e outros. A solução Aginet Unified Cloud (TAUC) pretende simplificar o funcionamento e reduzir custos para todo o ciclo de vida dos serviços ISP, especialmente para o serviço Wi-fi gerido. Oferece servidores de nuvem e promete resolver problemas de forma centralizada, sem a necessidade de deslocação do técnico ao local.  A marca Aginet é composta ainda por routers Wi-fi, sistemas de Mesh Wi-fi, VDSL, xPON, xDSL e 5G.

A Tp-Link também já começou a falar de produtos que suportam a futura norma Wi-Fi 7, e a desenvolver tecnologia para a próxima geração de rede wireless. Vai estar preparada para lançar produtos no mercado em breve. Este novo padrão permite canais 2.4 GHz, 5 GHz e 6 GHz em simultâneo.