Os drones estão cada vez mais envolvidos em soluções de transporte de emergência, como por exemplo a distribuição de vacinas em áreas de difícil acesso, ou a serem os primeiros a chegar a locais de acidentes. Um grupo de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, decidiu dar um novo passo na “confiança” depositada nos drones e realizou o transporte de um rim, provando ao mundo a sua importância em situações de emergência.

A logística de transporte de órgãos envolve equipas no terreno e voos, em que os atrasos podem afetar a qualidade dos mesmos e inviabilizar o transplante. A equipa de investigadores agilizou o processo entre o dador e o recetor, chegando à conclusão que mediante a distância, consegue-se reduzir entre 50 a 70% do tempo de transporte com o drone, como é referido no estudo.

Joseph R. Scalea, um dos investigadores envolvidos, refere que diminuir o tempo de transporte do órgão irá aumentar a qualidade dos transplantes e funcionar melhor no recetor. No experimento foi utilizado um DJI Matrice 600 modificado, utilizando seis motores e a possibilidade de transportar até seis quilos. No lugar da câmara fotográfica foi colocada uma caixa para monitorizar o órgão (temperatura, pressão, altitude, vibração e dados de localização via GPS).

tek drone

O rim utilizado nas experiências não estava em condições para ser transplantado, por isso foram feitas 14 viagens de teste e em todas elas foram registadas as suas condições antes e depois de chegar ao destino. O mais longo foi de cinco quilómetros e permitiu simular o transporte entre dois hospitais numa cidade. Entre os vários testes, chegou-se à conclusão de que a vibração era menor quando transportado pelo drone e o órgão não sofreu alterações.

Estima-se que em 2016, nos Estados Unidos, cerca de 20% dos 13.501 rins transportados para transplante foram perdidos devido ao tempo que demoram a chegar ao destino. Os investigadores estimam que através do transporte com drones, os cerca de 2.700 rins descartados poderiam ter sido implantados.

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