Durante a D.I.C.E. Summit 2019, que decorreu em Las Vegas, a Ubisoft anunciou uma parceria com a Mozilla para o desenvolvimento e aplicação do assistente de código Clever-Commit. Trata-se de uma tecnologia de inteligência artificial que foi desenvolvida pela Ubisoft para ajudar os seus programadores a avaliar as mudanças feitas nas linhas de código para detetar bugs que surjam. Ou seja, a IA aprende com os processos de deteção de bugs anteriores e respetivas correções, destacando futuras mudanças durante a programação.

Um dos principais “pesadelos” durante a produção de software, sejam videojogos ou browsers, neste caso, é que sempre que um bug é corrigido, as alterações podem criar “efeitos colaterais”, dando origem a novos bugs.

Segundo o comunicado da Ubisoft, a tecnologia Clever-Commit foi introduzido como um protótipo chamado Commit-Assistant no ano passado, no laboratório de investigação da sua sucursal de Montreal, em colaboração com a Universidade de Concordia. A tecnologia foi testada com dados acumulados durante a produção de videojogos da empresa gaulesa. A tecnologia foi depois transferida para o núcleo tecnológico da editora, com o objetivo de desenvolver, adaptar e instalar no processo de produção na sua rede de estúdios espalhada pelo mundo.

A Ubisoft refere que a tecnologia permitiu rapidamente identificar e corrigir bugs, ajudando as equipas a lançarem jogos com menos bugs possíveis. A Mozilla vai contribuir no desenvolvimento do Clever-Commit, e introduzir a tecnologia no workflow de produção do Firefox, melhorando o processo de programação, detetando padrões de bugs e assinalando possíveis correções. Desta forma, serão lançadas versões mais estáveis do browser, reduzindo ainda o tempo e custos no desenvolvimento de correções.

A Ubisoft e a Mozilla afirmam que a utilização da inteligência artificial torna os produtores mais produtivos, investindo mais tempo a criar as próximas funcionalidades dos jogos e produtos, do que a corrigir bugs. Da mesma forma, as respetivas atualizações serão mais rápidas, com mais features e sobretudo, mais estáveis.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.