Ontem, 17 de outubro, foi dia de Windows. Mas ontem também foi dia de Ubuntu. A mais recente versão do sistema operativo em código aberto já está disponível para download e pode ser instalada em computadores, smartphones e servidores.

A versão 13.10, também conhecida como Saucy Salamander, é a primeira versão estável do Ubuntu para dispositivos móveis. Para já apenas o Galaxy Nexus e o Nexus 4 suportam oficialmente o sistema operativo, mas é de esperar que a comunidade de programadores crie alternativas para outros equipamentos.

O Ubuntu para telemóveis funciona acima de tudo à base de gestos e promete uma experiência de utilização unificada entre o telemóvel e o computador. Em termos de aspeto e de posição dos principais elementos - como a barra lateral com acesso às aplicações - é semelhante à versão para PC.

A nível dos computadores o sistema operativo renovado promete um desempenho melhorado, por ser menos exigente a nível de memória e a nível de consumo gráfico. Por consequência, existe uma melhor gestão do tempo útil da bateria.

[caption]Ubuntu 13.10[/caption]

[caption]Ubuntu 13.10[/caption]

A versão Saucy Salamander trouxe alterações mínimas relativamente ao software introduzido na primeira metade de 2013. A mais relevante será a pesquisa com base em semântica no Dash, conhecida como Smart Scope, que exibe resultados da Wikipedia, Soundcloud, Amazon e Ebay.

A versão do sistema operativo para computadores traz ainda de origem um pacote de desenvolvimento de aplicações para o Ubuntu, uma tentativa de estimular o desenvolvimento de software para a versão móvel. Mas dada a compatibilidade com as restantes versões, ficam também disponível para PC.

Notícia TeK: corrigida gralha no texto sobre a nacionalidade da empresa Caninocal


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico