A Canonical vai pôr a sua distribuição Linux em smartphones, tablets e também nos televisores. Segundo os planos agora revelados, a primeira versão do Ubuntu pensada especificamente para estes dispositivos deverá chegar em 2014, com a versão 14.04.

A notícia foi avançada por Mark Shuttleworth , fundador da Canonical, que remeteu os detalhes da estratégia para o Ubuntu Developer Summit, que acontece na próxima segunda-feira, em Orlando, nos Estados Unidos.

"A partir do LTS 14.04 o Ubuntu irá correr em tablets, telefones, TVs e ecrãs inteligentes, desde o carro à cozinha, e irá ligar esses dispositivos de forma clara e transparente, ao servidor ou à nuvem", refere Mark Shuttleworth no seu blog.

Já em entrevista à ZDNet, o criador da empresa que "gere" o flavour Linux mais popular entre os desktops afirmou que as parcerias com as fabricantes de hardware estão a ser discutidas há mais de 18 meses.

"Com o surgimento de novas tecnologias móveis, as pessoas estão a migrar do PC para os smartphones e tablets, e é importante que haja uma versão do Ubuntu para esses dispositivos".

Mostrando que a estratégia já vem sendo pensada há algum tempo, Jane Silber, CEO da Canonical, em entrevista ao TeK há cerca de um ano, também já defendia que a proliferação de dispositivos era positiva para o Linux e para o open source em vários aspetos, "um deles é que dá a oportunidade ao open source de proporcionar uma experiência de utilização multiplataforma", referia .

Neste sentido, um dos principais argumentos do Ubuntu é o facto de poder proporcionar uma base de código unificado, defende Mark Shuttleworth, alegando que um programador pode desenvolver uma aplicação para Ubuntu e pô-la a correr, com apenas pequenas modificações, em smartphones, tablets ou desktops.

"O Unity, o interface para desktop do Ubuntu 11.10, foi desenhado com este propósito específico em mente", pode ler-se no post onde se anuncia a futura estratégia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico