A nova versão do sistema operativo Ubuntu, a distribuição sul africana de Linux patrocinada pelo milionário Mark Shuttleworth, foi lançada na semana passada, marcando a primeira incursão no campo dos servidores. A empresa realça que esta nova versão têm um ênfase muito especial nas necessidades de grande organizações que precisam de sistemas para desktops e servidores, simplificando o processo de instalação e de gestão das redes.



A versão que recebeu o nome de código de "Dapper Drake" foi concebida para suportar a plataforma Sparc da Sun, mas também plataformas Intel e AMD x86, a par com equipamentos Power da IBM. O Ubuntu 6.06 LTS é a primeira distribuição de Linux a suportar os chips Niagara da Sun, tendo sido apresentado em conjunto com a empresa de Jonathan Schwartz.



A nova versão do Ubuntu é também a primeira a integrar suporte técnico, que é garantido por cinco anos em servidores, enquanto para os desktops o suporte técnico é de três anos em vez dos tradicionais 18 meses. A Canonical é a empresa que vai garantir o suporte técnico, incluindo a plataforma Sparc, onde o custo parte dos 700 dólares por ano para uma única máquina.


O lançamento da nova versão é visto como um esforço para tornar os sistemas
Ubuntu populares também entre servidores e não apenas em desktops, segmento
em que apresentam maior utilização. Ao mesmo tempo assegura a sua capacidade de utilização em empresas, com redes cliente/servidor, deixando de estar limitado a utilizadores individuais ou a ligação a outros sistemas de servidor.


O Ubuntu foi lançado em Outubro de 2004 pelo milionário sul africano Mark Shuttleworth e é actualmente considerada uma das distribuições mais populares de Linux.

Notícias Relacionadas:

2006-05-12-Panda
disponibiliza nova versão da solução de segurança para ambiente Linux



2005-09-09- Linux
em trajectória ascendente nas empresas portuguesas

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.