A Comissão Europeia anunciou o lançamento uma nova vaga de projectos baseados em tecnologias de rede co-financiados em 78 milhões de euros pela União Europeia.



Amanhã em Bruxelas serão apresentados os 23 novos projectos, dando continuidade aos esforços que a União Europeia tem vindo a desenvolver neste sector há já vários anos, informa um comunicado. Desta forma é prestado auxílio à indústria europeia de modo a melhorar a qualidade e competitividade dos serviços em vários segmentos, nomeadamente o sector automóvel, aeronáutico, financeiro, farmacêutico e media.



Do total investido, 36 milhões de euros são destinados ao financiamento de três projectos: BEinGRID, XtreemOS e BREIN.



O primeiro é comparticipado em 15,7 milhões de euros pela UE e irá ser testado em dezoito áreas de negócio, entre as quais a área de entretenimento e nos sectores financeiro, industrial, químico, retalho, têxtil, entre outros.



O segundo projecto irá alargar o sistema operativo Linux com GRID, estendendo a oferta a organizações e serviços virtuais. O comunicado emitido pela UE refere que com a "popularidade do Linux, o XtreemOS irá fortalecer a competitividade europeia em sistemas operativos, uma estratégia importante no sector para todo o mercado das tecnologias de informação e comunicação". Este projecto contará com um investimento de 14,2 milhões de euros.



O BREIN é o terceiro projecto com maior investimento - 6,6 milhões de euros - e irá adaptar e suportar aplicações criticas na gestão logística de aeroportos.



O desenvolvimento dos projectos contou com 300 participantes académicos e industriais, com mais de cem industriais a pertencerem à NESSI.



Desde 2002 a Comissão Europeia já investiu perto de 130 milhões de euros na investigação de tecnologias GRID e 250 milhões de euros no desenvolvimento das mesmas, incluindo no upgrade da rede europeia de pesquisa electrónica de alta velocidade GÉANT.

Notícias Relacionadas:

2006-04-29 - Iniciativa Nacional GRID investe 5 milhões de euros a 3 anos