Esta quinta-feira, 21 de março vai acontecer a última Super Lua do ano, e a terceira, que coincide com o equinócio da Primavera. A primeira Super Lua do ano aconteceu logo no dia 1 de janeiro, tendo atingido o perigeu, ou seja, o ponto da sua órbita mais próxima da Terra, tendo aparecido maior e mais brilhante que o habitual. A segunda Super Lua decorreu a 19 de fevereiro, e foi um fenómeno que salientou ainda mais o tamanho do satélite pela grande proximidade do planeta azul.

Esta terceira Super Lua do dia 21 de março ocorre a menos de quatro horas depois da chegada do equinócio, e ganha um especial realce porque a última vez que ambos coincidiram foi em 2000, portanto, há 19 anos. O equinócio é a época do ano quando o centro do Sol está alinhado com a linha do Equador, e por isso o dia e a noite têm igualmente 12 horas de duração.

Para observar o momento exato da Super Lua, terá de olhar para o céu noturno na noite de 20 para 21 de março. A Lua começa a surgir nos céus às 18:17 da tarde do dia 20, até às 7:11 da manhã de 21. Mas se quer apanhar a Lua Cheia, aponte o alarme do relógio para as 1:43 da manhã, quando ocorre o momento exato do fenómeno.

Relativamente ao equinócio, este ano o momento exato em que o Sol cruza a linha do Equador decorre às 21:58 (hora de Lisboa) no dia 20 de março.

Recorde a galeria de fotos da última e espetacular Super Lua.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.